Internacional

Multidões causam tumulto e interrompem operações de hospitais na África do Sul

14 jul 2021, 11:40 - atualizado em 14 jul 2021, 11:40
Os tumultos, os piores no país em anos, prejudicaram hospitais que enfrentam dificuldades para lidar com uma terceira onda de Covid-19 (Imagem: REUTERS/Rogan Ward)

Multidões saquearam lojas e escritórios na África do Sul nesta quarta-feira, desafiando apelos do governo pelo fim de uma semana de violência que já matou mais de 70 pessoas e arruinou centenas de negócios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os tumultos, os piores no país em anos, também prejudicaram hospitais que enfrentam dificuldades para lidar com uma terceira onda de Covid-19 e forçaram o fechamento de uma refinaria.

Protestos desencadeados pela prisão do ex-presidente Jacob Zuma, que não compareceu a um inquérito de corrupção na semana passada, degeneraram em saques e um extravasamento de revolta geral com as adversidades e a desigualdade que persistem 27 anos após o fim do apartheid.

Shopping centers e armazéns já foram pilhados ou incendiados em várias cidades, a maioria em KwaZulu-Natal, província de origem de Zuma, no centro financeiro e econômico de Johanesburgo e na província circundante de Gauteng.

De madrugada, eles se espalharam para mais duas províncias: Mpumalanga, pouco ao leste de Gauteng, e Cabo do Norte, disse a polícia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um fotógrafo da Reuters viu várias lojas sendo saqueadas na cidade de Hammersdale, em Kwazulu-Natal, nesta quarta-feira.

Redes locais de televisão mostraram mais saques de lojas em Soweto, o maior subúrbio sul-africano, e no porto de Durban, no Oceano Índico.

Soldados estão sendo enviados às ruas para ajudar os policiais que tentam conter os tumultos em inferioridade numérica, e a ordem foi restabelecida em alguns locais nesta quarta-feira, como Alexandra, subúrbio do norte de Johanesburgo, mostrou a TV local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar