ImóvelTimes

Multiplan (MULT3) registra queda de 12,4% no lucro líquido no 1T25 com operação recorde

24 abr 2025, 20:51 - atualizado em 25 abr 2025, 8:50
Multiplan
(Imagem: Park Shopping Barigüi/Site)

A Multiplan (MULT3) registrou um lucro líquido de R$ 234 milhões no primeiro trimestre de 2025, queda de 12,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. O recuo já era esperado pela companhia por conta da estratégia de recompra de ações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Armando D’Almeida, CFO da Multiplan, explicou em entrevista ao Money Times, que os R$ 2 bilhões usados para diminuir o tamanho da empresa através da recompra, embora impulsionassem o lucro por ação em 44,1%, elevaram as despesas financeiras e derrubaram o lucro geral.

Enquanto isso, o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) somou R$ 400,6 milhões no trimestre, um crescimento de 2,5% ano a ano e levemente acima da expectativa média de analistas, de R$ 398,3 milhões, segundo dados compilados pela LSEG. A margem passou de 74,6% para 76,2% na mesma base.

Já a receita líquida da companhia ficou praticamente estável no comparativo anual (+0,4%), em R$ 525,7 milhões, com avanços no faturamento com locação (+5,3%) e serviços (+14,5%), mas queda na linha “outras receitas” (-89,1%).

Apesar do impacto da alavancagem no resultado final, o desempenho operacional da Multiplan no primeiro trimestre de 2025 foi notável. As vendas totais dos lojistas nos shoppings da companhia alcançaram a cifra de R$ 5,5 bilhões, um avanço de 7,9% em relação ao 1T24 e o maior valor já registrado para um primeiro trimestre na história da empresa

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Boa parte desse resultado foi puxado por investimentos em revitalizações e expansões, que vêm dando retorno rápido, segundo Almeida. O BarraShopping, no Rio de Janeiro, que está em reforma, segue como o ativo mais relevante da empresa e cresceu 14,9% em vendas, totalizando R$ 833,6 milhões no período.

Já os recém-expandidos DiamondMall, em Minas Gerais, e ParkShopping Barigüi, no Paraná, atingiram R$ 619,8 milhões em vendas, com alta de 19,8%. O fluxo de veículos nas duas unidades subiu 9,5%, indicando maior engajamento do público com os empreendimentos após as melhorias.

Para os próximos trimestres, a Multiplan planeja entregar novas fases de expansão em três shoppings: Parque Shopping Maceió, em Alagoas, ainda em 2025, e MorumbiShopping, em São Paulo, e ParkShopping, no Distrito Federal, em 2026.

Vale destacar também que no primeiro trimestre de 2025, a Multiplan seguiu sua estratégia focada na alocação de capital, destinando R$ 110 milhões para o pagamento de JCP (Juros sobre Capital Próprio). Além disso, a empresa realizou a recompra de 1,2 milhão de ações e o cancelamento de 6 milhões de papéis em tesouraria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao mesmo tempo, a companhia investiu R$ 120,5 milhões em expansões e revitalizações de seus empreendimentos, com o objetivo de adaptar seus imóveis às necessidades de consumidores e lojistas e fortalecer seu crescimento no longo prazo. Essa combinação de ações resultou em um aumento de 44,1% no lucro por ação em março de 2025 (considerando os últimos 12 meses), quando comparado ao mesmo período de 2024,

App Multi vira canal estratégico e tecnologia avança nos bastidores

A Multiplan vem apostando pesado em soluções digitais para aproximar lojistas e consumidores. O app Multi ultrapassou 8,5 milhões de downloads e já se consolida como principal canal de relacionamento da empresa com o público.

Dentro do aplicativo, o programa de fidelidade MultiVocê teve um salto de 73% no valor das notas cadastradas, reunindo mais de 600 lojistas e 2,3 mil benefícios ativos.

No bastidor, a companhia lançou a funcionalidade no estilo “Conheça seu Cliente”, que permite aos lojistas acessarem dados anonimizados sobre perfil, comportamento de compra e origem dos consumidores. “Estamos devolvendo aos lojistas informações estratégicas que ajudam a vender mais”, explicou o CFO.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro destaque é o Acesso Multi, sistema de pagamento automático de estacionamento, que já soma 1,5 milhão de veículos cadastrados. O serviço, que completa um ano desde a remoção das cancelas, se tornou a principal forma de pagamento de estacionamento da rede.

Incerteza global tem impacto limitado no negócio

Mesmo diante de um cenário internacional turbulento, com tensões geopolíticas e o temor de uma recessão global, a Multiplan diz sentir impacto limitado sobre seu modelo de negócios.

“O impacto aqui é muito mitigado. O nosso portfólio é majoritariamente formado por operações brasileiras — cerca de 75% a 80%. E mesmo as marcas estrangeiras são, em sua maioria, da Europa. Não sentimos grandes efeitos diretos”, disse Almeida.

O executivo também destacou que os shoppings ganharam novo status no Brasil como “equipamento urbano”, reduzindo a elasticidade do consumo mesmo em momentos de incerteza. “As pessoas continuam indo ao cinema, almoçando fora, tomando sorvete. O shopping virou parte do cotidiano”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a queda recente nas curvas de juros futuras no Brasil para uma taxa inferior a 14% deve beneficiar o setor. “Isso destrava valor, inclusive nas ações”, pontuou o CFO.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
juliana.caveiro@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar