Na palma da mão: B3 lança aplicativo para gestão de investimentos
A B3, a bolsa de valores do Brasil, lançou nesta segunda-feira (8) o APP B3, ferramenta gratuita que unifica carteiras de diferentes bancos e corretoras com informações sobre investimentos e conteúdos personalizados para os investidores.
O aplicativo já está disponível para download e, segundo a B3, busca oferecer mais transparência e agilidade para quem investe. Com o app, o usuário pode visualizar extratos, proventos, evolução patrimonial e distribuição de ativos, mesmo que possua contas em diferentes bancos ou corretoras.
Segundo Felipe Paiva, diretor de Relacionamento com Clientes e Pessoa Física da B3, a nova plataforma responde à demanda por mais eficiência e clareza na gestão de investimentos.
“Com o avanço da tecnologia e a busca por eficiência, a gestão de investimentos exige ferramentas que reduzam fricção e aumentem a transparência. O app consolida todas as carteiras em um mesmo espaço e traz relatórios detalhados para que os usuários façam transações mais assertivas”, afirma.
Como acessar
Após fazer o download do aplicativo, o usuário deve utilizar login e senha da Área do Investidor para acessar as funções do app. Quem não está cadastrado recebe automaticamente um e-mail enviado ao endereço registrado no banco ou corretora, com instruções para criar a senha.
A experiência dentro do app será personalizada de acordo com o perfil do investidor, classificado em quatro categorias, definidas por um quiz no primeiro acesso: iniciante, intermediário, estratégico ou especialista.
Quatro seções principais
O aplicativo foi estruturado em quatro áreas: a primeira seção é gestão de carteira, que consolida posições em renda fixa e variável, com gráficos que mostram distribuição de ativos por produto, classe e instituição.
O investidor também pode acompanhar o crescimento do patrimônio em valores e porcentagens, com gráficos interativos que detalham a variação em diferentes períodos na área de evolução patrimonial.
Já em extrato de dividendos aparecem os proventos recebidos nos últimos 90 dias e previsão dos próximos 12 meses.
Além disso, a aba de notícias e eventos traz conteúdos do Bora Investir, portal da B3, e um calendário personalizado com eventos relevantes ao perfil do usuário.
Crescimento de investidores no Brasil
De acordo com o Boletim de Pessoa Física da B3, desde 2021, o número de investidores individuais no Brasil aumentou em 28,5%. Os dados correspondem à marca de 5,4 milhões de CPFs em renda variável no terceiro trimestre de 2025.
Na renda fixa, o crescimento é ainda mais expressivo: o volume custodiado saltou 180% desde 2021, alcançando R$ 2,85 trilhões no terceiro trimestre de 2025. Hoje, são 101,4 milhões de investidores nessa categoria, com destaque para CDBs e RDBs, que representam 100,3 milhões de posições.
Com a nova plataforma, a B3 espera facilitar o acompanhamento dessa base crescente e oferecer mais controle e segurança para quem investe.