Política

Não há dúvida sobre correção de dados sobre desmatamento, diz ministro da Ciência

14 jul 2020, 20:30 - atualizado em 14 jul 2020, 20:30
Marcos Pontes
“Não existe dúvida hoje sobre os números do Deter e do Prodes serem corretos e nem da transparência que temos na divulgação”, disse o ministro (Imagem: Flickr/Ministério da Ciência e Tenologia)

O ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, afirmou que não há dúvidas sobre a correção dos números de desmatamento no país dos sistemas Deter e Prodes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e reafirmou que a pesquisadora Lúbia Vinhas, ex-coordenadora-geral de Observação da Terra, não foi demitida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pontes convocou uma entrevista para apresentar a reestruturação do Inpe que, segundo ele, vem sendo trabalhada desde o ano passado. Dentro dessas mudanças, Lúbia, segundo o ministro, assumirá a coordenação de um projeto especial chamado de Base de Informações Georrefenciadas, que reunirá toda a base de dados do Inpe.

“Não existe dúvida hoje sobre os números do Deter e do Prodes serem corretos e nem da transparência que temos na divulgação”, disse o ministro.

Marcos Pontes
Marcos Pontes garante que a equipe que cuida do análise de desmatamento continua a mesma (Imagem: Flickr/Ministério da Ciência e Tenologia)

Marcos Pontes garante que a equipe que cuida do análise de desmatamento continua a mesma, sob a coordenação de Cláudio Almeida e Lúbia foi deslocada porque seu currículo –ela é doutora em matemática aplicada– se encaixava nessa nova função criada na reestruturação.

“O Inpe está fazendo um trabalho magnífico e ele vai se estender, tanto em qualidade quanto amplitude”, disse o ministro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pontes afirmou que a exoneração da pesquisadora nesse momento –apenas três dias depois dos dados de desmatamento do Deter mostrarem o 14º crescimento seguido– foi um “mal entendido”.

“Talvez se tivesse prestado mais atenção, tivesse esperado um pouco mais para fazer (a exoneração)”, disse Pontes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar