Internacional

“Não há necessidade de pânico”, diz autoridade chinesa sobre variantes do coronavírus

01 jan 2021, 15:37 - atualizado em 01 jan 2021, 15:37
China Ásia Coronavírus Máscaras Consumo
Ele disse que não foi detectado nenhum impacto de variantes na resposta imune da vacina (Imagem: Reuters/Thomas Peter)

Não há sinais de que novas variantes do coronavírus afetarão a resposta imune da vacina que a China acabou de autorizar para uso público, disse uma autoridade de controle de doenças na sexta-feira.

A vacina de uma afiliada da estatal Sinopharm foi aprovada na quinta-feira, um dia após a notícia do primeiro caso importado da variante britânica ter chegado à China.

“Não há necessidade de entrar em pânico”, disse Xu Wenbo, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China (CDC), à TV estatal.

“Comparada com outras variantes, a nova mutação… não tem uma mudança óbvia na capacidade de causar a doença até o momento”, ele acrescentou.

Ele disse que não foi detectado nenhum impacto de variantes na resposta imune da vacina.

A variante que cientistas britânicos chamaram de “VUI – 202012/01” inclui uma mutação genética na proteína “spike” que teoricamente pode resultar em maior disseminação da Covid-19.

Xu acrescentou que a mutação na proteína do vírus não afetaria a sensibilidade da maioria dos testes de Covid-19 produzidos na China que visam os ácidos nucleicos do vírus, os quais carregam informação genética.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Em quais ações investir neste mês?

Veja a carteira recomendada da Empiricus Research, BTG Pactual e outras corretoras e casas de análise do mercado

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar