Saúde

Não há resposta positiva de saída de vacinas da Índia, pode ser nos próximos dias, diz Pazuello

18 jan 2021, 19:04 - atualizado em 18 jan 2021, 19:04
Astrazeneca
Todos os dias nós temos tido reuniões diplomáticas com a Índia, todo dia, o fuso horário é muito complicado (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic/Foto ilustrativa)

O governo brasileiro não recebeu até o momento uma “resposta positiva” a respeito de quando será enviado da Índia para o Brasil uma remessa de dois milhões de doses da vacina contra Covid-19 desenvolvidas pela AstraZeneca, mas isso pode ocorrer no próximos dias desta semana, afirmou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em entrevista coletiva no Palácio do Planalto.

“Todos os dias nós temos tido reuniões diplomáticas com a Índia, todo dia, o fuso horário é muito complicado. E nós estamos recebendo a sinalização de que isso deverá ser resolvido nos próximos dias desta semana”, disse.

“Eu não tenho a resposta positiva até agora, essa é a resposta oficial para a tua pergunta, não há uma resposta positiva de saída até agora. Está sinalizado para os próximos dias desta semana o embarque da carga para cá”, emendou ele.

A expectativa inicial do governo federal era que essas doses chegassem ao Brasil no início da semana, a ponto de começar a vacinação contra Covid-19 no país com esse imunizante.

Contudo, houve um atraso no envio desse carregamento e o Ministério da Saúde teve de recorrer à CoronaVac para que os Estados pudessem iniciar a vacinação. As doses dessa vacina, desenvolvida pela chinesa Sinovc, é fruto de um acordo firmado pelo Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo, com o Ministério da Saúde.

As duas vacinas da AstraZeneca e da CoronaVac– foram autorizadas no domingo pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial contra a Covid-19.

Pazuello destacou na coletiva que está contando com os dois milhões de doses da AstraZeneca para atender “mais ainda a população”.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.