‘Não tenho absolutamente nada contra a polarização’, diz Michel Temer, ex-presidente do Brasil

Muito se fala sobre a divisão política no Brasil. Para o ex-presidente da República Michel Temer, no entanto, é preciso separar dois conceitos: polarização e radicalização.
Durante participação no Brazil Investment Forum 2025, evento organizado pelo LIDE nesta terça-feira (13), o político defendeu o debate de ideias como parte essencial da democracia, mas criticou o que chamou de “radicalização”, que, segundo ele, compromete o convívio institucional e divide o país.
“Confesso que não tenho absolutamente nada contra a polarização, mas a polarização de ideias, de programas, de sistemas, de ideologias. Isso é fundamental para a democracia. O que acho intolerável é a radicalização“, afirmou o ex-presidente.
Segundo Michel Temer, o Brasil precisa retomar o diálogo institucional, respeitando as divergências dentro de um ambiente democrático.
“Essa polarização, que deveria ser apenas programática, foi para um campo quase pessoal, dividindo brasileiros, dividindo instituições”, explicou.
- Petrobras (PETR4) anuncia dividendos bilionários e alta de 48% no lucro: O que o mercado achou do resultado? Confira o que fazer com as ações no Giro do Mercado de hoje:
Ao elogiar a iniciativa do LIDE, o ex-presidente destacou a importância de fóruns que promovem a convergência em torno do desenvolvimento nacional.
“Aqui você faz uma unidade absoluta, a unidade daqueles que pensam o Brasil”, disse.
O evento, realizado em Nova York, nos Estados Unidos, reúne empresários, investidores e autoridades políticas para discutir o cenário econômico e institucional brasileiro.