Internacional

Nasa não espera por ninguém, nem por Elon Musk: esse comportamento da SpaceX coloca em risco contrato bilionário 

21 out 2025, 11:38 - atualizado em 21 out 2025, 11:34
Nasa Lua Brasil
(Imagem: Unsplash/Jametlene Reskp)

A Nasa não espera por ninguém — nem por Elon Musk. E o aviso partiu do topo. Com a SpaceX acumulando atrasos e a corrida espacial contra a China se acirrando, a agência norte-americana já avisou que pode deixar a empresa de lado nos planos de levar astronautas de volta à Lua ainda nesta década.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O alerta veio de Sean Duffy, chefe interino da Nasa, em entrevista à CNBC nesta segunda-feira (20). “Eles estão adiando seus cronogramas, e nós estamos em uma corrida contra a China”, afirmou.

Atualmente, a empresa de Musk detém um contrato de US$ 2,9 bilhões (cerca de R$ 15,6 bilhões) para construir o módulo lunar do programa Artemis 3, previsto para 2027 — o primeiro pouso tripulado da Nasa desde a Apollo 17, em 1972. 

  • CONFIRA: Está em dúvida sobre onde aplicar o seu dinheiro? O Money Times mostra os ativos favoritos das principais instituições financeiras do país; acesse gratuitamente

Mas o projeto enfrenta obstáculos técnicos: a Starship ainda está em fase de desenvolvimento inicial e coleciona falhas e explosões em seu histórico. E, segundo Duffy, a paciência da Nasa está se esgotando. 

“Vou abrir concorrência. Vou deixar outras empresas espaciais competirem com a SpaceX”, declarou o executivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto isso, o relógio corre. A China promete pousar na Lua até 2030, e cada adiamento da SpaceX aumenta a pressão política sobre a Nasa. 

Duffy já avisou: “Não vamos esperar por uma empresa. Vamos levar isso adiante e vencer a segunda corrida espacial.”

Os pretendentes da Nasa na corrida contra a China

Cancelar ou alterar o contrato seria uma reviravolta marcante para a Nasa, que vinha apostando na SpaceX, de Elon Musk, desde 2021. Ainda assim, Duffy deixou claro que a prioridade é o cronograma, não o contrato.

Quem pode se beneficiar é Jeff Bezos. Sua empresa, a Blue Origin, também tem contrato com a Nasa e desenvolve o módulo Blue Moon, previsto para missões futuras. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agora, com a SpaceX sob escrutínio, Bezos poderia ter sua participação antecipada — talvez já na Artemis 3.

À CNBC, Duffy chegou a sugerir que a Blue Origin poderia substituir a SpaceX na Artemis 3, embora a Nasa também possa abrir a disputa para novas empresas.

Entre as possíveis concorrentes está a Dynetics, sediada no Alabama, que já havia participado da primeira rodada de seleção para o módulo lunar.

“Se a SpaceX ficar para trás e a Blue Origin chegar antes, parabéns à Blue Origin”, afirmou Duffy. “Mas não vamos esperar por uma empresa. Vamos levar isso adiante — e vencer a segunda corrida espacial contra os chineses.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações da CNBC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
equipe_trends@moneytimes.com.br
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar