Consumo

Natal 2022 será mais caro: Confira os preços dos principais alimentos para a ceia neste ano

22 dez 2022, 7:30 - atualizado em 21 dez 2022, 15:56
Natal
Uma tarefa importante para economizar nos produtos de Natal este ano é pesquisar os preços em diferentes supermercados (Imagem: Flávya Pereira/Money Times)

Comemorar o Natal em 2022 vai sair um pouco mais caro para os brasileiros.

Segundo um levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), divulgado no início do mês, os itens da ceia sofreram uma inflação de 10% a nível nacional em 2022, em relação ao ano anterior.

Atualmente, a cesta de Natal tem um custo médio de R$ 294,75, ante R$ 268,45 no ano passado.

Os itens que entraram na pesquisa foram: aves natalinas, azeite, caixa de bombom, espumante, lombo, panetone, pernil, peru, sidra e tender.

A região Sudeste viu a maior variação do país em termos de produtos para a ceia de Natal, com uma alta de 17% no ano. Já a região Norte teve a menor inflação, de 3,1%.

Pesquisar preços

Uma tarefa importante para economizar nos produtos de Natal este ano é pesquisar os preços em diferentes supermercados.

Isso porque os valores de itens da ceia chegam a apresentar uma diferença de até 76,50%, conforme um levantamento do Procon-SP.

A pesquisa comparou os preços de 67 itens que costumam fazer parte da ceia natalina, como azeites, bombons, carnes, conservas, farofas prontas, frutas em calda, lentilhas, panetones e chocotones.

E sete grandes supermercados foram avaliados: Andorinha, Carrefour, Clube Extra, Kanguru, Mambo, Pão de Açúcar e Sonda.

Saiba mais! RETROSPECTIVA 2022: BALANÇO DO MERCADO, ANÁLISE DO IBOVESPA E DOS INVESTIMENTOS!

Repórter
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
Linkedin
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.