Comprar ou vender?

Natura ainda pode surpreender o mercado e recuperar as perdas do ano; veja como

20 nov 2021, 14:46 - atualizado em 20 nov 2021, 15:20
Natura
Nas últimas cinco sessões, o papel acumula queda de quase 20%. No ano, a ação derreteu 40% (Imagem: Renan Dantas/Money Times)

A Natura (NTCO3) tropeçou feio na última semana após divulgar resultados nada animadores diante de uma economia que dá sinais de fraqueza. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nas últimas cinco sessões, o papel acumula queda de quase 20%. No ano, a ação derreteu 40%. 

Porém, segundo a Ativa Investimentos, em relatório enviado a clientes, a empresa tem condições de “surpreender” o pessimismo dos mercados.

“Por mais que existam riscos de execução e o cenário macro mais conturbado possa vir a pesar, vemos uma boa relação risco x retorno na tese de investimento, já que podemos nos surpreender positivamente com algumas expansões da companhia nos próximos anos”, aponta o analista Pedro Serra.

Ele afirma que segue confiante com o plano estratégico de reestruturação da Avon, que pertence à Natura e manteve suas projeções para os próximos anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, Serra destaca que as recentes quedas do papel após a divulgação do resultado já refletem a piora nas perspectivas macroeconômicas.

A Ativa tem recomendação de compra para a Natura, com preço-alvo de R$ 42,30 para a ação, potencial de alta de 42%.

Resultados

Para o analista, os números do terceiro trimestre vieram mais pressionados do que o esperado, com a companhia apresentando dificuldades em relação à cadeia de abastecimento e sendo negativamente impactada pelas pressões cambiais e inflacionárias, o que afetou sua rentabilidade.

No período, a Natura reportou resultado líquido de R$ 272,9 milhões, queda de 28,5%. O Ebitda, que mede o resultado operacional, somou R$ 819 milhões, com margem de 8,6%, redução de 620 pontos básicos sobre o desempenho de um ano antes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente-executivo da Natura, Roberto Marques, afirmou que a base de comparação com o terceiro trimestre do ano passado é difícil, dado que o crescimento foi de mais de 20%.

Outro ponto, a penetração no setor de cosméticos, ainda é pouco explorada pela empresa, lembra (Imagem: Facebook/Natura)

Avenidas de crescimento

Na visão de Serra, a expertise e qualidade da Natura com a utilização das revendedoras em suas operações vai acelerar e auxiliar bastante a recuperação da Avon.

“A complementaridade da aquisição da Avon é algo que chama a atenção. Enquanto a Natura tem um foco em fragrância e no premium, vemos a Avon mais focada em maquiagem e na massa”, diz.

Além disso, a volta à normalidade deve elevar as vendas nos diversos segmentos, em especial por conta da volta das lojas físicas e de uma demanda reprimida de produtos de beleza com o retorno dos mais variados eventos ao redor do mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro ponto, a penetração no setor de cosméticos no e-commerce, ainda é pouco explorada pela Natura, lembra. Na pandemia, uma das estratégias foi a criação dos catálogos onlines para as consultoras.

“Vemos essa movimentação como algo que além de aumentar a produtividade das revedendoras pode auxiliar no entendimento dos itens mais procurados, dessa forma melhorando o mix de produtos ofertados”, afirma. 

A alavancagem da Natura também impressiona: a companhia saiu de uma cifra de 3,93 vezes no primeiro trimestre de 2020 para 1,18 vezes no último trimestre.

“Devido a isso, a empresa consegue ter recursos financeiros para auxiliar tanto nos investimentos necessários para a Avon”, completa.

Compartilhar

Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
renan.dantas@moneytimes.com.br
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.