Internacional

Negociações presenciais do Brexit recomeçam por acordo comercial

29 nov 2020, 9:55 - atualizado em 29 nov 2020, 9:55
Brexit
O Reino Unido deixou o bloco em 31 de janeiro deste ano e uma saída definitiva “sem acordo” iria causar confusão nas fronteiras, assustar os mercados financeiros e perturbar as cadeias de abastecimento que se estendem por toda a Europa (Imagem: REUTERS/Hannibal Hanschke/File Photo)

As negociações presenciais entre o Reino Unido e a União Europeia sobre um acordo comercial foram reiniciadas no sábado, em mais uma tentativa de chegar a um acerto a apenas cinco semanas do fim do relacionamento atual.

O negociador da UE, Michel Barnier, chegou para conversações em Londres na manhã de sábado. Ele disse na noite de sexta-feira que estava “muito feliz” por estar de volta à cidade e que seguiria trabalhando com “paciência e determinação”.

Barnier e o negociador-chefe britânico, David Frost, estão trabalhando para garantir um acordo antes que o período de transição do Reino Unido com a UE termine em 31 de dezembro. Ambos os lados pedem que o outro se comprometa nas três principais questões de contenção – pesca, ajuda estatal e como resolver quaisquer disputas futuras.

O Reino Unido deixou o bloco em 31 de janeiro deste ano e uma saída definitiva “sem acordo” iria causar confusão nas fronteiras, assustar os mercados financeiros e perturbar as cadeias de abastecimento que se estendem por toda a Europa e além – no momento em que o mundo sofre com o vasto custo econômico do surto de Covid-19.

Sobre o importante obstáculo da pesca, alguns relatos da mídia na sexta-feira apontaram que o Reino Unido rejeitou uma proposta da UE sobre o valor da cota de pesca que as frotas europeias capturam em águas britânicas que devem ser devolvidas ao Reino Unido.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar