Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Negociador-chefe da União Europeia vai a Londres para negociar acordo

27/11/2020 - 7:23
Michel Barnier
Barnier teve que se isolar na semana passada depois que uma autoridade da UE envolvida nas negociações deu positivo para o coronavírus (Imagem: Reuters/Peter Nicholls)

Autoridades do Reino Unido e da União Europeia retomarão as negociações comerciais presenciais neste fim de semana com Michel Barnier, negociador-chefe da UE. No entanto, alertam que grandes divergências persistem entre os dois lados.

Em reunião privada na sexta-feira, Barnier disse a diplomatas dos 27 governos do bloco que não está particularmente otimista sobre a obtenção de um acordo, mas que continuará tentando por mais alguns dias, segundo autoridades com conhecimento das discussões. Ele viaja para Londres no final do dia.

Barnier teve que se isolar na semana passada depois que uma autoridade da UE envolvida nas negociações deu positivo para o coronavírus.

De acordo com o jornal Les Echos, o francês avisou David Frost, o negociador-chefe britânico, que não fazia sentido viajar para dar continuidade às negociações se o Reino Unido não estivesse preparado para ceder.

“Minha equipe e eu não estamos mais em quarentena”, disse Barnier em um tuíte. “As negociações físicas podem continuar”, acrescentou, antes de alertar que as “mesmas divergências significativas persistem”.

Barnier também conversará com ministros da Pesca dos estados costeiros da UE como parte da rodada de atualizações regulares. Mas a reunião é significativa, porque os direitos de pesca têm sido um obstáculo de longa data para um acordo comercial mais amplo.

Um pacto ainda pode ser alcançado na próxima semana, de acordo com uma autoridade da UE, embora tenha alertado que o bloco ainda precisa estar totalmente convencido de que o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, quer de fato assinar um acordo. Sem guilhotina à vista, as negociações podem continuar até a semana seguinte, disse a autoridade.

Máscaras

“As conversas ‘máscara a máscara’ serão realizadas no fim de semana, mas este ainda não é o último momento possível para um acordo, e um acordo pode (pela tradição da UE) ocorrer apenas no último momento possível”, disse Paul Donovan, economista-chefe do UBS, em relatório a clientes na sexta-feira.

Jamie Davies, porta-voz de Johnson, disse a repórteres na quinta-feira que o Reino Unido deseja intensificar as negociações e chegar a um acordo com o bloco.

UBS Bancos
 “As conversas ‘máscara a máscara’ serão realizadas no fim de semana, disse Paul Donovan, economista-chefe do UBS (Imagem: Reuters/Arnd Wiegmann)

O Reino Unido deve deixar o mercado único da UE no final do ano, com ou sem um acordo comercial em vigor, mas as negociações entre as partes esbarraram em um impasse por desacordos em três áreas principais: acesso às águas de pesca britânicas, igualdade de condições, e como um possível acordo será executado.

Uma autoridade disse que os dois lados ainda tentam chegar a um consenso sobre as cláusulas para garantir que as normas ambientais e trabalhistas do Reino Unido evoluam de maneira semelhante às da UE – e sobre como um acordo deve ser aplicado.

Na quarta-feira, o ministro de Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian, acusou o Reino Unido de atrasar as discussões com o bloco e alertou que os dois lados ainda estão “extremamente distantes” na questão da pesca.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Rafael Borges - 27/11/2020 - 7:23

Cotações Crypto
Pela Web