Carteira Recomendada

Nem bancos, nem elétricas: rainha dos dividendos é a favorita de 14 analistas para julho

07 jul 2026, 12:29 - atualizado em 07 jul 2026, 12:29
dividendos fundos imobiliários
(Imagem: QwazzMe Photo/Getty Images Signature)

A Petrobras (PETR4) é a ação mais indicada na carteira consolidada de dividendos do Money Times para julho, que reúne as recomendações de 14 instituições.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com 10 indicações, a rainha dos dividendos da bolsa brasileira superou Vale (VALE3) e Allos (ALOS3), que aparecem na sequência, com oito recomendações cada.

Fechando o top 5 do mês estão Bradesco (BBDC4) e Itaúsa (ITSA4).

Petrobras (PETR4)

O BTG Pactual, que mantém a estatal em sua carteira mensal de dividendos, avalia que, embora a menor visibilidade em torno do cenário eleitoral brasileiro tenha reduzido a convicção do banco em uma expansão dos múltiplos impulsionada pela queda do custo de capital no curto prazo, ainda há motivos para manter exposição ao papel.

Os analistas estimam que a Petrobras negocia com um dividend yield próximo de 11% para 2026 e 2027, considerando um cenário mais conservador de US$ 70 por barril do Brent.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a equipe destaca que a companhia oferece uma combinação atrativa de exposição cambial e forte remuneração ao acionista, além de uma possível valorização caso a volatilidade relacionada ao conflito entre Estados Unidos e Irã volte a ganhar força.

“A combinação de alto dividend yield, momentum de resultados, exposição cambial e menor pressão técnica sustenta a Petrobras na carteira”, afirmam os analistas.

Vale (VALE3)

Para o Santander, que elege a mineradora como sua principal aposta no setor de siderurgia e mineração, a Vale segue bem posicionada na indústria global de minério de ferro, seu principal negócio.

“Esperamos que a demanda por minério de ferro de alta qualidade continue resiliente no curto prazo, beneficiando a empresa devido ao avanço do projeto S11D, localizado em Canaã dos Carajás (PA), que ampliou a oferta do produto de maior qualidade da companhia.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O banco também destaca que a ação negocia a um valuation considerado atrativo para 2026, com múltiplo EV/EBITDA de 4,4 vezes — cerca de 30% abaixo da média dos pares —, além de rendimento de fluxo de caixa livre (FCL) de 11,6% e dividend yield de 6,3%.

Allos (ALOS3)

O Safra, que também inclui a Allos em sua carteira de dividendos de julho, vê uma combinação de força operacional, disciplina na gestão de custos, alocação eficiente de capital e distribuição recorrente de proventos sustentando a tese de investimento.

Na avaliação dos analistas, a companhia reúne um portfólio dominante de ativos e uma estrutura mais enxuta, com expectativa de melhora operacional ao longo deste ano.

A venda de ativos não estratégicos abriu espaço para recompra de ações com elevado potencial de retorno e contribuiu para reduzir a alavancagem para um confortável patamar de 1,9 vez.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Gostamos da estratégia da companhia de manter um capex mais leve, expandir apenas projetos com retorno garantido, monetizar o landbank e adotar uma nova política de dividendos, que deve gerar um yield próximo de 12% neste ano, reforçando o perfil defensivo e a geração de valor da companhia”, dizem os analistas.

Dividendos: confira as ações mais recomendadas de julho

EmpresaIndicações
Petrobras10
Vale8
Aliança Sonae/Allos8
Bradesco7
Itaúsa7
Caixa Seguridade6
Copel (CPLE6)6
Itaú Unibanco6
Eletrobras/Axia Energia (AXL)6
Vivo (Telefônica Brasil)6
Taesa4
BB Seguridade3
CPFL (CPFE3)3
Cury3
Bradespar3
Ambev2
B32
Copasa (CSMG3)2
Isa CTEEP/Isa Energia2
TIM2

O levantamento considerou as carteiras recomendadas de Ágora Investimentos, Ativa Investimentos, Andbank, BB Investimentos, BTG Pactual, Daycoval Corretora, Empiricus Research, Genial, Itaú BBA, Planner, Santander, Safra, Terra Investimentos e XP Investimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu, atua como repórter no Money Times desde março de 2023. Antes disso, trabalhou por mais de três anos no Canal Rural. Em 2024 e 2025, integrou a lista dos 100 jornalistas + Admirados da Imprensa do Agronegócio e, em 2026, alcançou o Top 50 da premiação.
Linkedin
Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu, atua como repórter no Money Times desde março de 2023. Antes disso, trabalhou por mais de três anos no Canal Rural. Em 2024 e 2025, integrou a lista dos 100 jornalistas + Admirados da Imprensa do Agronegócio e, em 2026, alcançou o Top 50 da premiação.
Linkedin
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar