Depois da Nestlé e da Lactalis, outra gigante anuncia recall de fórmula infantil por risco de contaminação
Três das maiores companhias de laticínios do mundo — Nestlé, Danone e Lactalis — estão realizando recall e suspendendo a comercialização de lotes de fórmulas lácteas para bebês após relatos de contaminação.
A Nestlé iniciou, no começo deste mês, o recall de lotes de produtos de nutrição infantil em dezenas de países, incluindo o Brasil, devido ao risco de contaminação por cereulida, uma toxina capaz de causar náuseas e vômitos.
Já a Lactalis informou, na semana passada, que sua divisão de nutrição está recolhendo lotes de leite infantil em 18 países por contaminação por toxina cereulida em um ingrediente fornecido por um parceiro.
Agora, a fabricante francesa de alimentos e bebidas Danone também anunciou o recall de determinados lotes de sua fórmula infantil, em consonância com orientações de algumas autoridades de segurança alimentar.
Recall da Danone
A decisão da Danone ocorre após autoridades de Cingapura terem determinado, no início da semana passada, a suspensão das vendas de uma marca de fórmula infantil produzida pela divisão da multinacional francesa no país asiático, citando uma possível contaminação bacteriana.
A empresa afirmou que controles de rotina e análises específicas indicaram que seus produtos são seguros e estão “totalmente em conformidade com todas as normas de segurança aplicáveis”.
Ainda assim, segundo a Danone, algumas autoridades locais de segurança alimentar estão atualizando suas recomendações.
“Nesse contexto, como fabricante responsável e para atender às diretrizes mais recentes, a Danone irá retirar de mercados específicos um número bastante limitado de lotes de fórmulas infantis”, informou a companhia, sem detalhar quais mercados serão afetados.
A empresa não respondeu imediatamente aos pedidos de comentário.
As preocupações envolvendo as fórmulas infantis da Danone surgem após um recall de grande escala realizado pela concorrente suíça Nestlé, motivado por temores semelhantes de contaminação bacteriana.
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu lotes de fórmulas de marcas como Nestogeno, NAN Supreme Pro, NANLAC Supreme Pro, NANLAC Comfort, NAN Sensitive e Alfamino.
O que é a cereulida?
A cereulida é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Bacillus cereus. O principal problema é que se trata de uma substância muito estável, que não é eliminada pelos processos industriais nem pelo aquecimento durante o preparo das fórmulas.
Quando ingerida em grandes quantidades, a toxina cereulida pode causar vômitos persistentes, diarreia, sonolência (letargia) e desidratação. Em bebês e crianças pequenas, os sintomas tendem a ser mais graves e podem exigir internação hospitalar.