Empresas

Nestlé, Unilever e PepsiCo apostam em embalagens retornáveis

31 jan 2019, 17:11 - atualizado em 31 jan 2019, 17:16
(Divulgação TerraCycle)

Algumas das maiores empresas de consumo do mundo estão abrindo espaço para a reutilização de materiais. Isso ficou claro com o projeto lançado no Fórum Econômico Mundial em Davos, chamado “Loop”, que tem como propósito oferecer produtos em embalagens reutilizáveis para diminuir o uso de plástico e ajudar na preservação do meio ambiente, informou Emily Chasan, para Bloomberg.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O projeto encabeçado pela companhia de reciclagem TerraCycle, de Nova Jersey (EUA), já conta com a parceria de 25 empresas incluindo a Nestlé, Unilever e PepsiCo.  De acordo com a empresa, a iniciativa busca reviver o costume do entregador de leite dos anos 40, como explica o fundador da TerraCycle Tom Szaky: “No modelo do entregador de leite, a embalagem era reutilizável e propriedade da leiteira, então resíduo plástico não existia”.

EXCLUSIVO: Conheça o novo Ranking de Fundos Money Times/App Renda Fixa

Os produtos do Loop estarão disponíveis em maio e serão comercializados inicialmente pela internet em Paris, com distribuição feita pelo grupo Carrefour, e nos Estados Unidos, nas cidades de Nova York, Nova Jersey e Pensilvânia. Ainda em 2019, o projeto terá parceiros em Toronto e Londres, com perspectiva para abertura em Tokyo em 2020.

Como funciona?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As empresas são responsáveis pela produção das suas próprias embalagens reutilizáveis. Para isso, as companhias precisão fazer o recipiente resistente a múltiplas lavagens e utilizações, o que deixa o processo duas vezes mais caro que o normal. Porém, a reutilização das embalagens ajudará a diminuir o custo de produção a longo prazo, melhorando o custo-benefício.

Os produtos poderão ser adquiridos online ou em estabelecimentos parceiros. Na hora da compra, o Loop solicitará aos consumidores um deposito de garantia que será devolvido junto ao retorno das embalagens. A empresa UPS se encarregará de retirar os recipientes vazios sem custo adicional.

O Loop custou aproximadamente 10 milhões de dólares para TerraCycle.

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

Jornalista | Analista de Marketing
vitoria.fernandes@moneytimes.com.br