BusinessTimes

Netflix anima mercado diante de concorrência de Apple e Disney

17 out 2019, 10:28 - atualizado em 17 out 2019, 10:28
Empresa conseguiu outros 6,77 milhões de assinantes no terceiro trimestre, com crescimento acima do esperado no exterior (Imagem: Gabby Jones/Bloomberg)

A Netflix divulgou suficientes boas notícias na quarta-feira que diminuíram as preocupações sobre a concorrência iminente com a Walt Disney e Apple.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa conseguiu outros 6,77 milhões de assinantes no terceiro trimestre, com crescimento acima do esperado no exterior. O lucro também superou as estimativas de Wall Street, revertendo uma previsão morna para o último trimestre do ano.

Investidores se preparavam para um fraco desempenho depois do trimestre decepcionante três meses atrás. As ações estavam em baixa há semanas. Os resultados reais – embora longe de serem perfeitos – foram um alívio, elevando o preço da ação em até 11% no final das negociações.

“Foi um trimestre realmente forte – não apenas em termos de assinantes, mas para o desempenho geral dos negócios”, disse o diretor financeiro Spencer Neumann em entrevista gravada com o analista da Guggenheim Securities, Michael Morris.

Os mercados internacionais responderam por quase todo o crescimento da Netflix – e pela maioria de seus clientes totais. A maior rede de TV on-line paga do mundo ganhou 6,26 milhões de novos usuários fora dos EUA, superando as previsões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Netflix espera aumentar o número de assinantes internacionais em mais 7 milhões durante o trimestre atual, encerrando o ano com seu maior crescimento no exterior até o momento.

A empresa se beneficiou das novas temporadas de alguns de seus programas mais populares. A série de ficção científica “Stranger Things” foi vista por 64 milhões de famílias nas primeiras quatro semanas, tornando-se a temporada mais assistida da programação original na Netflix.

Uma nova temporada da série espanhola “La Casa de Papel” foi vista por 44 milhões de famílias. Foi o programa mais assistido da Netflix em países cujo idioma não é o inglês.

A Netflix procura aumentar a demanda fora dos EUA investindo mais em séries originais internacionais. A empresa já introduziu 100 temporadas de séries com roteiros no idioma local de 17 países e planeja lançar mais de 130 no próximo ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os mercados estrangeiros serão ainda mais importantes diante da nova concorrência da Disney, Apple, Comcast e AT&T. Todas as quatro empresas introduzirão novos serviços de streaming nos próximos meses, a partir dos EUA.

Embora os três últimos meses do ano estejam normalmente entre os mais fortes da empresa, a Netflix espera adicionar um total de 7,6 milhões a mais de clientes no quarto trimestre – menos do que há um ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lançamento

Os novos serviços da Disney e da Apple serão lançados no próximo mês. A plataforma Disney+ é voltada para crianças e famílias, com centenas de filmes e shows, incluindo Star Wars, Vingadores e Pixar. O produto da Apple é mais voltado para adultos e tem menos conteúdo.

“O lançamento desses serviços será estrondoso”, disse a Netflix em sua carta trimestral aos investidores. “Pode haver alguma contração moderada do nosso crescimento no curto prazo, e tentamos incluir isso em nossa estimativa.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aumentos recentes nos preços elevaram o lucro e a receita. Esses aumentos desaceleraram o crescimento de assinantes nos EUA.

A Netflix adicionou apenas 520 mil novas contas no último trimestre nos EUA, e a empresa deve registrar seu crescimento mais fraco no mercado doméstico nos últimos anos, com apenas 2,7 milhões de novos assinantes este ano.

A Netflix não disse se aumentaria os preços novamente em breve. A empresa planeja testar planos mais baratos e somente para celular em países mais pobres da Ásia, onde tem mais espaço para crescer.

“Temos um preço incrivelmente baixo comparado ao cabo”, disse o CEO Reed Hastings. “Estamos ganhando cada vez mais visualizações.”

Compartilhar

A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.