Tecnologia

Netflix (NFLX) com comercial? CEO não descarta possibilidade após perder assinantes

20 abr 2022, 10:57 - atualizado em 22 abr 2022, 10:35
Netflix
Netflix perdeu assinantes no primeiro trimestre deste ano (Imagem: Shutterstock/XanderSt)

O co-CEO da Netflix (NFLX), Reed Hastings, afirmou que está cogitando a possibilidade de inserir anúncios de empresas em suas séries e filmes após os resultados decepcionantes divulgados na terça-feira (19), que mostraram uma perda de 200 mil assinantes na gigante de streaming.

Hastings afirmou que “quem acompanha a Netflix sabe que ele é contra a complexidade da publicidade e um grande fã da simplicidade da assinatura”, mas que é um “fã maior da escolha do consumidor” e de  “permitir que os consumidores que gostariam de ter um preço mais baixo e são tolerantes à publicidade obtenham o que desejam”.

“Isso é algo que estamos analisando agora, estamos tentando descobrir no próximo ano ou dois. Mas pense em nós como bastante abertos a oferecer preços ainda mais baixos com publicidade como escolha do consumidor”, afirmou.

A versão da Netflix com anúncios, então, seria uma opção mais barata de assinatura. Atualmente, os planos variam de R$25,90 a R$55,90 por mês.

A mudança de pensamento de Hastings vem no rastro de uma previsão de que mais dois milhões de assinantes serão perdidos no segundo trimestre de 2022 e de que a receita da companhia não está crescendo “tão rápido quanto eles gostariam”.

“Está bem claro que está funcionando para Hulu [os anúncios]. A Disney está fazendo isso. A HBO fez isso”, disse Hastings. “Não acho que tenhamos muitas dúvidas de que o modelo funciona.”

Na Amazon Prime, por exemplo, existem anúncios de outros conteúdos da própria plataforma de streaming antes do início dos vídeos. Por lá também é possível assinar outros canais, como o Starzplay e a Paramount, por valores variados.

No YouTube, por sua vez, os anúncios são de empresas e podem aparecer no começo ou no meio dos vídeos. Para quem não quer ver comerciais no meio dos conteúdos, a plataforma do Google permite uma assinatura Premium a partir de R$ 27,90.

Ainda não se sabe como funcionarão os anúncios na Netflix — mas já imaginou assistir Stranger Things com comerciais?

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Jornalista formada pela Faculdade Paulus de Comunicação (FAPCOM) e editora do Money Times, já passou por redações como Exame, CNN Brasil Business, VOCÊ S/A e VOCÊ RH. Já trabalhou como social media e homeira e cobriu temas como tecnologia, ciência, negócios, finanças e mercados, atuando tanto na mídia digital quanto na impressa.
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