BusinessTimes

Netflix (NFLX34): Adição de 7,6 mi de usuários no 4T22 mostra sucesso de assinaturas com anúncios

20 jan 2023, 12:58 - atualizado em 20 jan 2023, 18:12
Netflix
Plataforma sem anúncios é opção para quem busca renda extra durante o tempo livre (Imagem: Unsplash/freestocks)

As ações da Netflix (NFLX;NFLX34) fecharam o pregão de Nova York em alta de 7%, com investidores relegando uma queda expressiva do lucro líquido da companhia para focar em um surpreendente aumento da base de assinantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No último trimestre de 2022, a empresa superou e muito a expectativa dos mercados quanto à adição do número de assinantes: foram 7,66 milhões de novos usuários, ante uma projeção de 4,57 milhões.

“A estimativa menor de novos assinantes era devido à expectativa de uma limpa com relação as contas compartilhadas entre os assinantes. Contudo, este aumento significativo demonstrou como a empresa continua sendo atrativa ao consumidor”, diz Guilherme Zanin, da Avenue.

Megaproduções como “Wednesday” (Wandinha), “Harry and Meghan”, “Wandinha” e o filme de Rian Johnson “Glass Onion”, todos lançados no último trimestre do ano, foram citados como catalisadores de audiência para a plataforma.

Somente a estreia do documentário que conta as polêmicas dos membros da família real britânica foi acompanhado por cerca de 2,4 milhões de lares nos EUA e no Reino Unido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao todo, a Netflix chega ao fim de 2022 portando uma base de 230 milhões de assinantes,, consagrando-a como a maior plataforma de streaming do mundo temporariamente. A Disney (DIS) tem permanecido no seu percalço desde o segundo trimestre do ano passado.

A surpresa com o número de assinantes acabou mitigando a ‘má notícia’ do balanço, que foi o lucro líquido de US$ 55,3 milhões no trimestre, um volume 90% inferior na base de comparação anual.

Aumento da inflação, competição acirrada e até mesmo a fuga de receita com compartilhamento de assinaturas foram percalços largamente citados pela empresa ao longo de 2022 como fatores de compressão das margens.

A companhia ainda anunciou uma receita líquida de US$ 7,85 bilhões no quarto trimestre, aumento de 1,9% na comparação ano-a-ano e um lucro por ação (LPA) de US$ 0,48.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Troca de CEO: ‘até os fundadores precisam evoluir’

A Netflix também anunciou uma mudança importante seguindo a diante: Reed Hastings, co-fundador e CEO da empresa pelos últimos 20 anos, sai para se tornar presidente executivo da companhia.

Em seu blog pessoal, Hastings informou que o conselho da empresa já discutia o planejamento de sucessão há muitos anos: “até os fundadores precisam evoluir!”, apontou

Assume a chefia geral de operações a dupla Greg Peters, diretor de produtos/negócios, e Ted Sarandos, chefe da área de conteúdo.

Embora a saída de Hastings do cargo de CEO represente o fim de uma espécie de era, a Netflix disse que a mudança de liderança “torna formal externamente como temos operado internamente”.  O ex-CEO ainda acrescentou em seu blog que Sarandos e Peters têm “habilidades complementares, profundo conhecimento de entretenimento e de tecnologia e experiência comprovada na Netflix”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Netflix indica sucesso de assinaturas com publicidade

Parte da euforia do investidor com os dados corporativos da Netflix vem da percepção de que o aumento na base de assinantes ocorreu mesmo diante da implementação do novo modelo de publicidade dentro da plataforma.

Na carta aos acionistas, a Netflix disse estar confiante com o sucesso das assinaturas com anúncios por preços mais baixos. A plataforma ainda afirmou que o engajamento melhorou mais do que o esperado, mas entende que há diversos ajustes a serem feitos.

Um deles seria a introdução de um pacote pago para assinaturas compartilhadas, indicando que o assunto permanece mais quente do que nunca nos centros de decisão da empresa de entretenimento.

A companhia ainda deixa “em aberto” a possibilidade de lançar um pacote gratuito aos assinantes, mas não entrou nos detalhes sobre as condições necessárias para tal, ou qual seria o perfil de títulos disponibilizado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O bom resultado do experimento da Netflix com publicidade abre o apetite dos investidores com relação a outras plataformas de streaming que também devem seguir os passos da assinaturas descontadas com publicidade.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estagiário
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
jorge.fofano@moneytimes.com.br
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar