BusinessTimes

Netflix supera Disney em valor de mercado em meio a quarentenas

24 mar 2020, 14:00 - atualizado em 24 mar 2020, 14:00
Disney Plus
Esta não é a primeira vez que a gigante de streaming de vídeo ofusca a criadora da Casa do Mickey Mouse (Imagem: Facebook da Disney)

As ações da Walt Disney despencaram em meio à pandemia de coronavírus e, com a onda vendedora, o valor de mercado da empresa agora é mais baixo do que o da Netflix, um reflexo de quais segmentos do ecossistema de mídia são favorecidos em momentos de incerteza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No acumulado deste ano, as ações da Disney caíram mais de 40% em comparação com ganho de 9,2% da Netflix. Com base no fechamento mais recente, o valor de mercado da Netflix agora é de US$ 158 bilhões contra US$ 154,8 bilhões da Disney.

Esta não é a primeira vez que a gigante de streaming de vídeo ofusca a criadora da Casa do Mickey Mouse. A última vez foi em março de 2019, quando a vantagem durou pouco. Antes disso, a Netflix mostrou valuation mais alto por algumas semanas em meados de 2018.

A Netflix é “uma importante beneficiária” da mudança de comportamento provocada pela pandemia, escreveu o banco Baird em recente upgrade, já que o surto leva mais pessoas a ficar em casa e assistir a vídeos.

De acordo com o Credit Suisse, a Netflix registrou pico nos downloads do aplicativo da empresa em regiões afetadas pelo coronavírus, tendência que pode apontar para uma maior demanda internacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos EUA, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças incentivaram a maioria das pessoas a ficar em casa, enquanto estados como Nova York e Califórnia emitiram ordens de distanciamento social.

Embora a Disney tenha lançado recentemente um serviço de streaming próprio, o modelo de negócio mais diversificado da empresa a expõe a múltiplos riscos.

Geetha Ranganathan, analista da Bloomberg Intelligence, escreveu que o surto “atinge vários segmentos” da empresa, “com parques temáticos fechados, lançamentos de filmes atrasados, eventos esportivos cancelados em suas redes de TV – principalmente na ESPN – e a produção de filmes e TV interrompida ”.

A perspectiva da empresa no curto e no médio prazo, segundo Ranganathan, está “sob forte pressão”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo dados compilados pela Bloomberg, a projeção para o lucro ajustado anual da Disney caiu 12,5% nos últimos 30 dias, enquanto as expectativas para a receita foram reduzidas em 1,2%.

Compartilhar

bloomberg@moneytimes.com.br