Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

New Fortress Energy compra Hygo e Golar LNG e entra no setor de gás no Brasil

13/01/2021 - 14:29
Navio transporta GNL
A transação avalia a empresa em 3,1 bilhões de dólares, ou 2,18 bilhões de dólares se excluídas dívidas, de acordo com o comunicado (Imagem: REUTERS/Issei Kato/File Photo)

A empresa de infraestrutura de energia New Fortress Energy informou nesta quarta-feira que irá comprar a Hygo Energy Transition por 2,18 bilhões de dólares para expandir sua presença no Brasil, em movimento que ocorre enquanto o maior mercado da América do Sul busca abrir sua indústria de gás natural para investidores privados.

A Hygo é uma joint venture 50%-50% entre a Golar LNG e a empresa de private equity norte-americana Stonepeak Infrastructure Partners.

Ela atua com gás natural liquefeito (GNL) e tem se tornado um investidor-chave no Brasil em momento em que a estatal Petrobras vende ativos para acabar com o que há cinco anos era um quase monopólio no setor.

Em paralelo, a New Fortress também concordou em comprar a Golar LNG Partners LP, por cerca de 251 milhões de dólares, em negócio que avaliou a empresa, incluindo dívidas, em 1,9 bilhão de dólares.

As ações da Golar LNG Ltd subiram 14,6% nas primeiras negociações após o anúncio, enquanto as ações da New Fortress Energy subiram mais de 10%.

A aquisição da Hygo ocorre quatro meses depois que a estreia de negociação de ações da empresa em Nova York foi suspensa no último minuto devido a um suposto envolvimento de seu então presidente-executivo em um caso de corrupção no Brasil.

O executivo foi citado por delatores na famosa Operação Lava Jato, por meio da qual autoridades brasileiras têm investigado diversas estatais, empresas privadas e políticos nos últimos anos.

Testemunhas disseram que o então presidente da Hygo teria participado de uma negociação de suborno em 2011, quando trabalhava para outro grupo, uma alegação que ele negou por meio de seu advogado.

O executivo, que não foi alvo de uma acusação formal até o momento, deixou a Hygo.

A New Fortress Energy (NFE) irá adquirir todas as ações em circulação da Hygo, pagando com 31,4 milhões ações ordinárias de sua emissão Classe A e 580 milhões de dólares em dinheiro.

A transação avalia a empresa em 3,1 bilhões de dólares, ou 2,18 bilhões de dólares se excluídas dívidas, de acordo com o comunicado.

Pela operação, a NFE também irá ficar com um terminal de regaseificação e armazenamento flutuante já operacional (FSRU) e uma participação de 50% em uma termelétrica de 1.500 megawatts no Sergipe.

Ela também ficará com outros dois terminais FSRU em estágios avançados no Brasil.

Além do terminal FSRU, a Hygo possui dois navios de transporte de GNL.

Por meio do negócio com a Golar Power, a NFE também acrescentará a seus ativos seis FSRUs, quatro navios transportadores de GNL e uma participação nos trens 1 e 2 do Hilli, um navio de liquefação de gás.

Esses ativos devem apoiar as operações atuais da empresa e seu portfólio internacional de projetos.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por André Luiz - 13/01/2021 - 14:29