Setor Automotivo

Nissan acelera transição para veículos elétricos na China

26 jan 2021, 11:06 - atualizado em 26 jan 2021, 11:06
Nissan
A Nissan planeja lançar três carros na China este ano (Imagem: Reuters/Kim Kyung-Hoon)

A Nissan Motor está acelerando o lançamento de veículos elétricos na China sob sua marca principal e sua marca local, Venucia, enquanto revisa sua estratégia no maior mercado automotivo do mundo, disseram quatro fontes à Reuters.

Além do foco em veículos mais ecológicos, o plano envolve o uso de mais peças e tecnologias feitas localmente para reduzir custos e ajudar a montadora japonesa a competir melhor com empresas chinesas de custo mais baixo e grandes rivais globais, disseram as fontes.

A estratégia da China é um pilar fundamental da recuperação da Nissan, que envolve o foco na produção de carros lucrativos para a China, Japão e Estados Unidos, em vez de perseguir o crescimento global como fez sob o comando de seu ex-chefe Carlos Ghosn.

“Antes, estávamos dizendo global, global, global e a China era apenas parte dessa estratégia”, disse uma das quatro pessoas familiarizadas com os planos.

“Com a regionalização agora substituindo a globalização, temos que melhorar a competitividade de custos de todos os componentes e tecnologias que entram em um carro, focando totalmente no local”, disse a fonte.

Tanto a diretoria da Nissan quanto a diretoria de sua joint venture na China Dongfeng Motor Company apoiaram o plano e alguns elementos da nova estratégia serão revelados em um evento em Xangai em abril, disseram as fontes.

A Nissan planeja lançar três carros na China este ano: o novo crossover Ariya totalmente elétrico, uma reformulação significativa de seu SUV X-Trail e o carro compacto híbrido Sylphy, que utiliza sua tecnologia e-Power, disseram as fontes.

Pelo menos um carro novo da Nissan chegará ao mercado chinês a cada ano até 2025, com a maioria sendo totalmente elétricos ou híbridos equipados com tecnologia de direção autônoma e inteligente, disseram as fontes.

Duas das fontes disseram que o plano também envolve transformar a Venucia mais em uma marca de veículos elétricos (EVs) acessíveis, embora os detalhes ainda estejam sendo discutidos.

A ideia é colocar o preço dos novos EVs da Venucia bem abaixo de seu veículo elétrico mais barato – o e30 – que custa a partir de 61.800 iuanes (9.540 dólares).

A Nissan se recusou a comentar sobre sua futura estratégia de produtos.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.