Nível de populismo global é o mais alto desde os anos 1930
O nível de populismo no mundo desenvolvido atingiu o nível mais alto desde os anos 1930, mostra um estudo do Bridgewater Associates, o maior hedge fund do mundo. Para chegar nesta conclusão, o sócio da empresa Ray Dalio avaliou 14 líderes populistas do passado em 10 países diferentes.
“É um daqueles fenômenos que vem junto em uma maneira combinada uma vez uma vida – como pandemias, depressões ou guerras. A última vez que isso existiu como uma força importante no mundo foi na década de 1930, quando a maioria dos países se tornou populista. Ao longo do último ano, ele surgiu novamente como uma força importante”, ressalta Dalio.
A Bridgewater criou um índice que compila as votações de candidatos ou partidos populistas em eleições nacionais nos EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha desde 1900, com o peso distribuído para a população de cada um. “Dada a extensão atual, no próximo ano o populismo certamente desempenhará um papel maior na formulação das políticas econômicas”, explica Dalio.
Ou seja, o populismo deve começar a influenciar as decisões econômicas com maior força e irá além das políticas monetária e fiscal e terá grande papel nas relações internacionais. “Exatamente o quão importante nós ainda não podemos dizer”, pondera Dalio.