Internacional

No bar de uísque mais exclusivo de Nova York, uma dose pode custar US$ 1.300

18 mar 2023, 20:00 - atualizado em 17 mar 2023, 14:06
uisque
Entre as bebidas mais caras do Beatbox estão os copos de Hakushu 25 esfumaçado ou Hibiki 30 com açúcar mascavo, que custam mais de US$ 1.000 (Imagem: Pixabay)

Os fanáticos por uísque japoneses geralmente não procuram sua bebida preferida na Chinatown de Nova York. Mas logo eles vão.

Em um beco do Bowery, atrás de uma porta camuflada na parte de trás do popular local yakitori Kono , está o Beatbox de bolso.

No dia 21 de março, a sala de uísque e vinil abre ao público. Ou pelo menos para convidados que jantaram no Kono ou conhecem alguém que tenha.

O intimista Beatbox de estilo moderno de meados do século segue o costume japonês de ichigen-san okotowari , ou o conceito de “você precisa conhecer alguém”.

Entre para o Telegram do Money Times!

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Os frequentadores regulares de Kono e amigos de frequentadores regulares de Kono terão acesso prioritário para reservar a barra de 100 pés quadrados. Novos clientes podem tentar enviar pedidos pelo Instagram.

“Não estamos tentando criar exclusividade artificial”, diz o sócio Selwyn Chan. Ele aponta a intimidade do espaço – a sala só pode acomodar grupos de duas a quatro pessoas – como o motivo para manter a lista de convidados baixa.

O bar mal iluminado em estilo de sala de estar presta homenagem ao Japão dos anos 1960, com armários de madeira antigos, uma poltrona de veludo marrom e um tapete felpudo cinza.

A sala é dominada por uma parede de uísques japoneses raros, vendidos em doses de 2 onças ou garrafas inteiras; as sobras podem ser levadas para casa, ou como acontece nos bares “guarda-garrafas” no Japão, o Beatbox também guarda os restantes conteúdos para uma futura visita.

Não há coquetéis, exceto highballs. A ênfase aqui está nos derramamentos, que, na extremidade superior, incluem o elogiado uísque Sherry Cask de Yamazaki , que custa US $ 1.300 o copo.

O espaço à prova de som é equipado com um toca-discos, dois alto-falantes hi-fi e fileiras de vinis da coleção pessoal do chef, parceiro e ex-dançarino de break Atushi Kono, variando dos Beatles ao guitarrista de jazz Wes Montgomery e Run-DMC. (Os hóspedes também podem trazer seus próprios LPs.)

Cada reserva – disponível às 17h, 20h e 22h – dura 60 minutos ou a duração aproximada da maioria dos álbuns.

Chan espera uma longa fila de clientes, já que o uísque japonês é uma das commodities mais populares do mundo espiritual.

Entre as bebidas mais caras do Beatbox estão os copos de Hakushu 25 esfumaçado ou Hibiki 30 com açúcar mascavo, que custam mais de US$ 1.000. Mas há opções mais razoáveis, como o Chita, por US$ 28 a dose.

Chan e Kono colaboraram com o gigante do álcool Suntory Holdings Ltd. para criar o Beatbox, dividindo o custo da construção.

Há seis meses a marca de bebidas usa o espaço para entreter os clientes. Seus uísques ficarão em exposição pelos próximos dois meses, mas os clientes podem solicitar outras doses (não há cardápio); A Beatbox vai estocar cerca de cinco dúzias de opções, no total, quando abrir.

A partir deste verão, a equipe expandirá a seleção para incluir cerca de 75 opções de vidro, incluindo rótulos procurados como Karuizawa’s 19 anos (US$ 650 por 2 onças), o Nikka Taketsuru 25 (US$ 900) e Hanyu the Joker de Ichiro (que custa mais de US $ 800 a dose com base no preço de mercado).

Durante a hora em que os clientes tiverem espaço, os servidores farão de tudo, desde virar discos até refrescar um highball – basta pressionar o botão de chamada localizado em uma mesa lateral e alguém entrará. uísques na garrafa.

Os preços, que variam com base no valor de mercado, começam em torno de US$ 2.500 para a edição limitada de 18 anos do Yamazaki e chegam a US$ 14.000 para a edição limitada de Hibiki 30 anos Kacho Fugetsu.

Além das raízes conhecidas do Beatbox, os proprietários dizem que são inspirados pela cultura japonesa de pequenos bares de stand-up conhecidos como tachinomis , mesclados com a tendência global de bares de sala de audição com tema retrô que continuam a proliferar.

O Beatbox também expande o caso de amor de Nova York com o uísque japonês, com destaque em lugares como o Bar Goto , local de coquetéis japoneses do Lower East Side, e o bar de coquetéis caprichosamente decorado NR, no Upper East Side, além de locais mais novos, como o inovador Martiny’s, focado em bebidas, de Gramercy e o luxuoso salão Flatiron Shinji’s . Mas ninguém na cidade estoca o tipo de garrafas raras e descontinuadas que a Beatbox oferecerá.

O truque é entrar para prová-los.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.