Nova locação de fundo imobiliário promete renda extra e menor vacância para cotistas; entenda

O fundo imobiliário Rio Bravo Renda Varejo (RBVA11) anunciou, nesta quinta-feira (23), a assinatura de um contrato de locação com a Fan Foods para a operação de um restaurante temático no Edifício Olivetti, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo.
Segundo fato relevante divulgado ao mercado, o acordo terá vigência até outubro de 2035, ou seja, por 10 anos, com reajuste pelo IPCA (inflação) e condições comerciais e valores em linha com o mercado.
O contrato também prevê carência e benefícios iniciais, como cash allowance (isto é, subsídio de instalação), além de cláusula de multa que inclui a devolução das concessões em caso de rescisão.
- CONFIRA: Está em dúvida sobre onde aplicar o seu dinheiro? O Money Times mostra os ativos favoritos das principais instituições financeiras do país; acesse gratuitamente
Impactos no fundo
A nova locação deve aumentar o resultado recorrente do RBVA11 em R$ 0,001 por cota, após o período de descontos. A vacância física do portfólio do FII também recua para 6,6%.
O imóvel em questão, que tem 1.010 metros quadrados, antes abrigava uma agência do Santander. Com a troca de inquilino, a representatividade do setor bancário no fundo cai para 25%, enquanto a diversificação de receita passa a contemplar 13 operações de varejo diferentes.
“Costumamos dizer que o ativo não ‘é’ uma agência, ele ‘está’ uma agência. Não à toa já transformamos antigas agências em supermercado, academia, stand de vendas imobiliárias, self storage e até uma atuação corporativa. O que manda é a qualidade”, afirmou Alexandre Rodrigues, sócio e gestor da Rio Bravo.

O FII destacou ainda que a operação reforça sua estratégia de converter antigos ativos bancários em empreendimentos de outros segmentos.
Vale ressaltar também que o grupo responsável pela locação já possui outros restaurantes temáticos em São Paulo, como o Jurassic Park Burguer e o Bob Esponja Burguer, fruto de parcerias com Nickelodeon e Paramount.