Internacional

Nova Zelândia declara estado de emergência por coronavírus

25 mar 2020, 9:51 - atualizado em 25 mar 2020, 9:51
Supermercados, farmácias e centros de saúde vão continuar abertos no país, que registra agora 205 casos de infecção pelo coronavírus (Imagem Reuters/Thomas Peter)

A Nova Zelândia declarou hoje estado de emergência, quando o país se prepara para entrar hoje em confinamento obrigatório, durante um mês, devido à pandemia de covid-19.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A declaração dá temporariamente à polícia e aos militares poderes extraordinários, depois de ter sido decretado,na segunda-feira (23), a suspensão de negócios e atividades públicas não essenciais, como escolas, restaurantes e eventos esportivos.

Supermercados, farmácias e centros de saúde vão continuar abertos no país, que registra agora 205 casos de infecção pelo coronavírus.

Além do estado de emergência, a primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern, anunciou que os cidadãos de regresso ao país, que mostrem sintomas de covid-19, ficarão em isolamento em instalações designadas pelas autoridades.

“Hoje tenho uma única e simples mensagem para os neozelandeses, à medida que se aproximam as próximas quatro semanas: fiquem em casa”, declarou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ficar em casa “vai quebrar a cadeia de transmissão e salvar vidas”, salientou Ardern, que na semana passada tinha anunciado a proibição de entrada no país de turistas estrangeiros.

Na segunda-feira (23), a primeira-ministra afirmou, em entrevista, que sem essas medidas o número de infectados duplicará a cada cinco dias, os serviços de saúde serão inundados de pacientes e “dezenas de milhares de neozelandeses morrerão”.

As exceções ao isolamento obrigatório são funcionários de serviços essenciais, pessoas que vão comprar alimentos e que façam exercício solitário.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia de covid-19, já infectou mais de 400 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 18.000.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar situação de pandemia.

Itália Coronavírus
O Continente Europeu é onde surge atualmente o maior número de casos, e a Itália é o país do mundo com maior número de mortes (Imagem: Reuters/Ciro de Luca)

O Continente Europeu é onde surge atualmente o maior número de casos, e a Itália é o país do mundo com maior número de mortes – 6.820 em 69.176 casos.

Depois da Itália e da China, os países mais afetados são a Espanha, com 2.696 mortos em 39.673 infecções, o Irã, com 1.934 mortes num total de 24.811 casos, a França, com 1.100 mortes (22.300 casos), e os Estados Unidos, com cerca de 600 mortes (mais de 50 mil casos).

O Continente Africano registrou 58 mortes devido ao novo coronavírus, aproximando-se dos 2 mil casos em 45 países e territórios, segundo as estatísticas mais recentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vários países adotaram medidas excepcionais, incluindo o regime de quarentena e o fechamento de fronteiras.

Por RTP, emissora pública de televisão de Portugal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar