Novo recorde: Ibovespa supera os 142 mil pontos e atinge maior nível intradia histórico

O Ibovespa (IBOV) renova a máxima histórica intradia na manhã desta quinta-feira (28).
Por volta de 11h30 (horário de Brasília), o principal índice da bolsa brasileira alcançou os 142.138,27 pontos, com avanço de 2,11%. O último recorde intradia tinha sido registrado em 4 de julho, quando o índice atingiu os 141.563,85 pontos.
O recorde intradia do Ibovespa tem o cenário doméstico como gatilho — mais precisamente a corrida presidencial em foco.
A pesquisa LatAm Pulse, realizada pela AtlasIntel a pedido da Bloomberg News e divulgada nesta manhã, mostrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficaria atrás do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) — candidato com preferência do mercado — em um eventual segundo turno da corrida presidencial.
Tarcísio registrou 48,4% das intenções de voto contra 46,6% de Lula.
A AtlasIntel ouviu 6.238 pessoas em todo o Brasil entre 20 e 25 de agosto, com margem de erro de um ponto percentual e nível de confiança de 95%.
A pesquisa “motivou o mercado”, na avaliação de Gabriel Mollo, analista de investimentos da Daycoval Corretora.
“Acredito que é o rali da eleição começando. Toda a pesquisa que o governador Tarcísio aparecer na frente, o mercado deve responder com alta, já que ele seria um presidente que tenderia a fazer uma uma política econômica mais próxima do que o mercado deseja”, afirmou o analista.
O tom positivo também é impulsionado pela expectativa de afrouxamento monetário nos Estados Unidos já em setembro após novos dados econômicos. Entre eles, o Produto Interno Bruto (PIB) do país subiu a uma taxa anual de 3,3% no segundo trimestre de 2025 (2T25), em segunda leitura. O dado ficou acima das expectativas do mercado, de crescimento de 3% na base anual.
Como consequência, um possível corte nos juros brasileiros, a Selic, no primeiro trimestre de 2026 começou a ser precificado— com reflexo na curva de juros brasileira, que opera em queda em todos os vértices em relação ao fechamento anterior.
- CONFIRA: Qual a carteira recomendada para o seu perfil de investidor? Simule com o Money Times as melhores opções de investimento para você
Sobe e desce do Ibovespa
Entre as companhias listadas no Ibovespa, apenas cinco das 85 ações da carteira teórica operam em queda: Prio (PRIO3), PetroReconcavo (RECV3), Brava Energia (BRAV3) e Suzano (SUZB3).
A ponta positiva é liderada por Raízen (RAIZ4) com salto de mais de 10%, mesmo após o Citi rebaixar a recomendação das ações de compra para neutro. Segundo o banco, um dos riscos para o valor estimado da ação são os novos projetos de E2G, biogás, pellets e outros podem trazer desafios adicionais, não apenas na comercialização, mas também do ponto de vista operacional.
As distribuidoras de combustíveis avançam também em reação à megaoperação contra o crime organizado no setor de combustíveis. Na manhã desta quinta-feira (28), as polícias Federal, Civil e Militar, além do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e do Ministério Público Federal (MPF) executaram mandados de busca e apreensão região da Avenida Brigadeiro Faria Lima, centro financeiro paulista.
Ultrapar (UGPA3),Vibra Energia (VBBR3) e Cosan (CSAN3) têm alta de mais de 5%.
Os destaques, porém, são as companhias de mineração e siderurgia na esteira do minério de ferro. O contrato mais negociado da commodity, com vencimento em janeiro de 2026, terminou a sessão com alta de 1,74%, a 790,5 yuans (US$ 110,51) a tonelada, o maior valor desde 14 de agosto, na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE), na China.
Vale (VALE3), por exemplo, sobe mais de 1%. As ações da Petrobras (PETR4;PETR3) também sobem 1%.
É importante ressaltar que os papéis da mineradora e da petroleira, combinados com o setor bancário, correspondem a 50% do desempenho do Ibovespa, dado o peso das companhias na composição do índice.