Comprar ou vender?

Nubank (ROXO34) X Mercado Pago (MELI34): Qual a fintech favorita dos analistas? Só uma é ‘compra’ para a Empiricus

21 maio 2024, 17:08 - atualizado em 21 maio 2024, 17:22

O Mercado Pago, fintech do Mercado Livre (MELI34), anunciou nesta terça-feira (21) que vai iniciar o processo perante as autoridades mexicanas para obter uma licença bancária no México. O pedido deve acontecer no final do verão no México e a obtenção da licença pode demorar entre 12 e 24 meses.

A Ativa Investimentos destaca que o movimento permite que a empresa aumente seu leque de produtos e diversifique receitas por geografia. Além disso, os analistas veem “muito espaço para crescimento no país”, que já representa 22% da receita total do Mercado Livre e 19% da fintech.

“Com a licença bancária, o Mercado Pago poderia oferecer folha de pagamentos, ofertas diferenciadas de crédito e produtos de investimento, por exemplo”, ressaltam.

Em concordância, a analista da Empiricus Research, Larissa Quaresma, diz que a fintech tem forças para se tornar o maior banco totalmente digital do México, assim como almeja o diretor geral Pedro Rivas. 

“É uma empresa muito capitalizada, geradora de caixa e rentável. Com o próprio caixa gerado na operação brasileira, por exemplo, ela tem condições de fazer essa expansão no México”, avalia Quaresma no programa Giro do Mercado.

A analista destaca a estratégia do Mercado Livre de desenvolver toda a parte de logística e e-commerce juntamente com o Mercado Pago. “Existe um profit pool que pode ser capturado pela companhia no México, partindo do pequeno e médio empresários — os principais clientes do Mercado Pago”, diz.

Mercado Pago deve intensificar competitividade com o Nubank

Com a licença bancária no México, os analistas da Ativa e da Empiricus acreditam que o Mercado Pago deve intensificar a competitividade com o Nubank (ROXO34). As fintechs devem bater de frente, uma vez que são as maiores do país.

Segundo Quaresma, da Empiricus, o Nubank elegeu o México como prioridade de investimento para 2o24 e tem se destacado. No entanto, a receita do ‘roxinho’ ainda é menor do que a do braço financeiro do Mercado Livre no país.

“Apesar da operação muito maior, o Nubank hoje monetiza menos. É uma briga boa, ambos são bem capitalizados”, destaca.

A analista destaca, entretanto, que as fintechs podem seguir nichos diferentes, já que o Nubank tem um apelo ao cliente pessoa física e o Mercado Pago tem uma proposta mais atrativa para os pequenos e médios empresários. “Vejo mais vantagem nesses dois nichos separados”, reitera.

ROXO34 X MELI34

Para a analista da Empiricus, no Brasil, o Nubank, o Itaú (ITUB4) e o BTG Pactual (BPAC11) devem ser os “vencedores no mercado financeiro”. O Mercado Pago, por sua vez, “tem um potencial limitado, embora tenha vindo para ficar”.

Apesar disso, a casa não recomenda a compra de Nubank. “Apesar de ter um ROE na casa de quase 30%, está em um valuation muito esticado, negociando a perto de 8 vezes seu valor patrimonial. Achamos difícil entregar margem de segurança nesse valuation“, diz Quaresma.

“A gente acha que a companhia vai, sim, ser uma das vencedoras no México e vai, sim, continuar sendo uma das vencedoras no Brasil, mas boa parte disso já está precificado”, reforça.

Por outro lado, Mercado Livre recebe recomendação de compra pela Empiricus, uma vez que sua proposta de valor excede a parte financeira. A Ativa também indica a compra de MELI34, com preço-alvo em R$ 73,70.

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.