Nvidia prevê 1º tri acima do esperado com boom de chatbots
A designer de chips Nvidia previu a receita do primeiro trimestre acima das estimativas de Wall Street e seu presidente-executivo afirmou que o uso dos microprocessadores da companhia em serviços de inteligência artificial (IA), como chatbots, registrou forte demanda nos últimos dois meses.
A perspectiva fez as ações da Nvidia se valorizarem em 8% no pregão estendido da véspera. A Nvidia é a maior fornecedora de chips usados em centrais de processamento de dados para treinamento de sistemas de IA, com sua tecnologia sendo utilizada por companhias como Microsoft.
A IA é uma de poucas áreas em que as empresas de tecnologia ainda estão investindo em meio a uma onda de cortes de empregos no setor.
Analistas acreditam que a Nvidia, mais do que qualquer outra empresa, está melhor posicionada para se beneficiar desse aumento de investimentos, pois domina cerca de 80% do mercado de chips de processamento gráfico, ou GPUs, também usados para acelerar o trabalho de sistemas de IA.
Entre para o Telegram do Money Times!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
Em uma teleconferência com investidores, o presidente-executivo da Nvidia, Jensen Huang, anunciou um novo serviço no qual a companhia oferecerá diretamente seu serviço de computação em nuvem para empresas alugarem todas as suas tecnologias para desenvolverem seus próprios serviços “generativos” de IA, que podem criar texto, imagens e outras formas de dados.
A IA ainda “não é amplamente implantada nas empresas, mas acreditamos que, ao hospedar tudo na nuvem, desde a infraestrutura até o software do sistema operacional, passando por modelos pré-treinados, podemos acelerar a adoção da IA generativa nas empresas”, disse Huang.
A Nvidia previu receita de cerca de 6,50 bilhões de dólares para o trimestre atual. Analistas esperavam, em média, 6,33 bilhões de dólares, de acordo com dados da Refinitiv.
A receita no trimestre encerrado em 29 de janeiro foi de 6,05 bilhões de dólares, em comparação com a estimativa média dos analistas de 6,01 bilhões.