CryptoTimes

O blockchain pode revolucionar o setor de Recursos Humanos?

11 jun 2020, 10:00 - atualizado em 25 out 2020, 1:10
Blockchain fornece uma rede criptografada de blocos onde pessoas e empresas podem compartilhar informações de forma segura. Assim, recrutadores podem verificar dados dos funcionários, incluindo desempenho educacional e realizações de carreira (Imagem: Unsplash/@wocintechchat)

Cada empresa no mundo deve pensar em formas de usar a força disruptiva da tecnologia blockchain. Embora o setor financeiro tenha dominado as manchetes nos últimos anos, outras indústrias estão começando a aderir a essa tecnologia em uma tentativa de democratizar os mercados.

O mercado de gestão de talentos surgiu como um dos setores não financeiros que poderia se beneficiar bastante do uso do sistema de registros descentralizado que o blockchain fornece.

No geral, a indústria de Recursos Humanos (RH) evoluiu nos últimos anos, migrando das candidaturas tradicionais de papel e sistema de processamento para o sistema digital e baseado em e-mails antes de migrar para a nuvem por meio de plataformas profissionais de networking como o LinkedIn.

E agora, com o surgimento da tecnologia blockchain, que revolucionou diversas indústrias, a indústria de RH parece ser a próxima da fila conforme empresas buscam tokenizar o mercado de gestão de talentos.

Blockchain poderia solucionar a questão de veracidade nos currículos, evitando que empresas especializadas “poderiam (Imagem: Freepik)

Como o blockchain pode melhorar a indústria de HR?

Na indústria de recursos humanos, a identificação de talentos, seleção e processamento exigem que contratantes e contratados passem por um processo demorado de verificação de dados.

Desde a verificação das qualificações educacionais à experiência de trabalho de um candidato, incluindo a consulta de referências, podem ser etapas bem demoradas durante a contratação.

Também se tornou extremamente difícil verificar com precisão o que é verídico no currículo em relação às habilidades de um candidato.

Muitos dizem que o sistema como um todo é falho, em que algumas grandes empresas, como Ernst & Young, eliminaram os requisitos de graduação para apresentar novas estruturas de perfil de candidatos.

Isso pode ser surpreendente para algumas pessoas mas, considerando a complexidade do mercado, faz bastante sentido.

No mercado atual, candidatos menos qualificados podem ter seus currículos reformulados por profissionais especializados em fornecer ajuda para a criação de currículos e, dessa forma, dificultam o trabalho dos recrutadores em separar  o joio do trigo.

A tecnologia blockchain é uma ferramenta essencial para o compartilhamento seguro de dados e informações pessoais (Imagem: Unsplash/@headwayio)

Assim, alguns contratantes foram forçados a implementar novas estruturas em seus processos de recrutamento.

Porém, tudo isso pode mudar com a ajuda da tecnologia blockchain. Blockchain fornece uma rede criptografada de blocos onde pessoas e empresas podem compartilhar informações de forma segura.

Assim, recrutadores podem verificar dados dos funcionários, incluindo desempenho educacional e realizações de carreira.

Em um artigo anteriormente publicado pelo Deloitte, Gareth Brown e Norman Smit destacaram algumas áreas essenciais da indústria de RH que o blockchain poderia reformular nos próximos anos.

Segundo os autores, a folha de pagamento está entre as principais áreas, pois o blockchain pode ajudar a eliminar o desafio global de pagamentos internacionais enfrentados por contratantes e contratados.

“As ineficiências a longo prazo de pagamentos internacionais podem trazer vantagens. A volatilidade atual pode ter um efeito imediato tanto para contratantes como para contratados. Mudanças a cada hora em taxas de câmbio são vantajosas para intermediários. Então tempo é dinheiro e uma solução de blockchain para pagamentos internacionais oferece uma solução mais rápida do que os modelos existentes”, afirmam Brown e Smit no artigo.

Muitas empresas já aceitam bitcoin e outras criptomoedas como forma de pagamento, então o caminho para implementar uma plataforma para pagamentos baseada em blockchain parece bem mais viável agora do que há alguns anos.

Informações essenciais sobre um candidato podem ser registrada em um blockchain, comprovando a veracidade daqueles documentos que não podem ser excluídos nem alterados (Imagem: Freepik/Creative_hat)

Como o blockchain pode ajudar no processo de recrutamento

Porém, o desenvolvimento mais empolgante na indústria de RH sobre blockchain poderia ser a lista crescente de instituições educacionais que estão começando a fornecer seus certificados no blockchain. Isso ajudará contratantes a verificarem qualificações educacionais de candidatos pré-selecionados.

Em vez de entrar em contato com instituições educacionais nas quais cada candidato estudou, contratantes poderão conseguir essa informações da rede blockchain para, dessa forma, agilizar o processo e até diminuir custos.

Além disso, também dará aos “contratados um registro confiável e abrangente baseado em blockchain de sua educação, suas habilidades, seus treinamentos e desempenhos no ambiente de trabalho”, segundo relatório publicado pela PwC da Inglaterra. Esse relatório também acrescenta que a tecnologia blockchain poderia evitar fraudes e melhorar a cibersegurança na indústria de RH.

O mercado de recrutamento de talentos tem sido um dos mais afetados pela fraude e ciberataques após o surgimento de plataformas digitais de recrutamento.

Possíveis contratados foram enganados por falsas empresas que se passaram por agências de recrutamento enquanto contratantes acabaram contratando as pessoas erradas.

Porém, a segurança da tecnologia blockchain poderia proteger pequenas e médias empresas a cair nas garras de possíveis cibercriminosos. A tecnologia blockchain poderia limitar a ameaça de ciberataques e, assim, ajudar na segurança de sistemas de dados e de empresas.

rede segurança mundo cadeado computador comunicação mapa mundo planeta
A indústria de RH abriu as portas para a tecnologia desde a bolha pontocom, que também trouxe muitos desafios, como cibercrimes, fraudes e obstáculos em pagamentos internacionais, mas blockchain pode sanar esses obstáculos (Imagem: Pixabay/VISHNU_KV)

Querendo levar o blockchain para a indústria de RH, empresas já começaram a lançar criptomoedas para tentar abalar esse mercado: ChronoBank foi o primeiro a dar esse passo.

Possui 710,113 moedas em circulação e o atual preço é de US$ 2,16 por moeda. ChronoBank (TIME) tem uma capitalização de mercado de US$ 1.532.583.

ChronoBank quer revolucionar toda a indústria de RH ao “abalar as indústrias de RH/recrutamento/finanças assim como Uber abalou a indústria de táxis e como Upwork representou uma evolução no trabalho freelance”.

O foco principal da empresa é criar uma revolução no recrutamento a curto prazo de profissões específicas. Porém, isso também poderá ser ampliado para atender a um mercado mais amplo.

A indústria de RH abriu as portas para a tecnologia desde a bolha pontocom, que também trouxe muitos desafios, como cibercrimes, fraudes e obstáculos em pagamentos internacionais.

Porém, com uma rede global de blockchains descentralizados, a indústria de recursos humanos pode estar pronta para essa mudança. ChronoBank é um projeto que aproveitou a oportunidade de criar uma revolução no mercado de trabalho.