Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

“O brasileiro é liberal, apesar da estrutura do nosso governo”, diz diretora do Fórum Liberdade e Democracia da IFL-SP

Renan Dantas
24/09/2021 - 19:48
Larissa Bomfim
Segundo ela, falta uma redução drástica do tamanho do estado. “Tanto do ponto de vista do peso financeiro quanto do peso oneroso”, completa (Imagem: Divulgação)

Até que ponto o Brasil é um país liberal? Para Larissa Bomfim, diretora do Fórum Liberdade e Democracia, promovido pelo Instituto de Formação de Líderes de São Paulo (IFL-SP), os brasileiros têm uma cultura liberal, apesar da forte presença do estado. 

“O brasileiro médio tem um pensamento muito liberal porque ele é protagonista da sua própria vida. Infelizmente, as estruturas políticas que temos no Brasil é que não deixam esse lado liberal do brasileiro florescer”, afirma, em entrevista ao Money Times

Segundo ela, falta uma redução drástica do tamanho do estado. “Tanto do ponto de vista do peso financeiro quanto do peso oneroso”, completa.

Pensando nisso, o IFL-SP realiza, há oito anos, o Fórum de Liberdade e Democracia que visa, justamente, debater o papel das lideranças da América Latina e propagar ideias liberais. 

Esta edição, que se encerrou na última sexta-feira 17, contou com a participação do ex-presidente Michel Temer e do CEO do Nubank, que compartilharam suas visões de mundo sobre os desafios do Brasil

Veja a seguir a entrevista completa: 

MT: Qual foi o balanço do 8º fórum Liberdade e Democracia, promovido pelo Instituto de Formação de Líderes de São Paulo (IFL-SP)?

Larissa Bomfim: Foi um fórum muito positivo. O Fórum Liberdade e Democracia se propõe a ser um farol de ideias e conteúdo sobre liderança. É um conteúdo que fez a diferença.

Houve uma mudança significativa na percepção das pessoas em relação a alguns tópicos sobre liderança. E, além disso, tivemos um alcance extraordinário. Mais um ano conseguimos levar um pouco dos valores do pioneirismo, do protagonismo e da liberdade para um público mais abrangente. 

MT: Quais características de um novo líder?

Larissa Bomfim: Discutimos muito isso no dia 17. Alguns líderes têm visões bastante diferentes. Mas se pode dizer que uma via comum é um líder que transcende, usando as palavras do Luiz Felipe Pondé, as paredes da sua empresa, vai além do resultado. Precisa transitar por diversos mundos. É o líder que está sendo questionado sobre os valores, sobre propósitos. 

MT: Existe liberdade sem democracia?

Larissa Bomfim: Liberdade é um valor fundamental, ético e moral. A liberdade antecede qualquer outro sistema para a política. A democracia não é perfeita, mas se mostra ao longo de todos os anos um sistema que consegue garantir melhor as liberdades individuais, apesar de todas as falhas.

MT: O Brasil é um país liberal?

Larissa Bomfim: O brasileiro médio tem um pensamento muito liberal porque ele é protagonista da sua própria vida. Infelizmente, as estruturas políticas que temos no Brasil é que não deixam esse lado liberal do brasileiro florescer e se perpetuar. O brasileiro ele é liberal, apesar da estrutura do governo que temos no Brasil.   

MT: O que falta para o Brasil ser um país verdadeiramente liberal?

Larissa Bomfim: Falta uma redução drástica do tamanho do estado. Tanto do ponto de vista de peso financeiro e de peso oneroso que o estado tem nas costas do povo brasileiro. Mas além disso, é o estado sair das decisões que nós, indivíduos, conseguimos tomar. É termos responsabilidades sobre as nossas decisões e ter essa liberdade de tomar decisões. Infelizmente hoje, no Brasil, existem regulamentações para tudo. Então fica difícil exercer a liberdade quando o estado insiste em regulamentar o nosso dia-a-dia.  

MT: Como promover a livre iniciativa em um país como o Brasil?

Larissa Bomfim: Por meio da simplificação, da redução das regulamentações absolutamente desnecessárias e da redução do peso oneroso no peso do estado no bolso do contribuinte. Parar de atrapalhar já ajuda muito. O caminho não é mais incentivo, é deixarmos que o protagonismo de cada brasileiro fale mais alto, pois só assim ele vai ser o dono dessa transformação. 

Última atualização por Renan Dantas - 24/09/2021 - 19:57

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web