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O conselho de Caito Maia, fundador da Chilli Beans, para você virar o jogo nos negócios

12 abr 2024, 16:31 - atualizado em 12 abr 2024, 16:32
Caio Mesquita (Fundador e Co-CEO da Empiricus e Sócio do BTG Pactual) e Caito Maia (fundador da Chilli Beans), em evento do Clube de Multiplicação Patrimonial, no auditório do BTG Pactual, em São Paulo
“Eu encontrei o meu lugar na cadeia. Eu não sou fabricante, eu não sou varejista. Eu sou gestor de marca, ponto, diz Caito Maia, fundador da Chilli Beans (Imagem: Divulgação/ Empiricus)

Não importa se você pensa em empreender, já empreende ou é apenas um curioso do universo dos empreendedorismo. Qualquer um desses contextos de interesse, inevitavelmente, irá te levar ao nome dele: Caito Maia, fundador da Chilli Beans.

Considerado por muitos um dos maiores empresários brasileiros da atualidade, Caito Maia esteve presente em um evento exclusivo do Clube de Multiplicação Patrimonial, da Empiricus Research, surpreendendo os convidados com conselhos capazes de virar o jogo de qualquer negócio.

O evento foi pensado e conduzido por Caio Mesquita, fundador e co-CEO da Empiricus, sócio do BTG Pactual e amigo de longa data de Caito Maia. Não escondendo sua admiração pelo amigo, afirmou: “quando pensamos em sucesso com franquias no Brasil, um dos primeiros nomes que nos vêm em mente é o do Caito.

Isso fez despertar um interesse unânime entre todos os presentes – e que merece ser compartilhado para o maior número de pessoas: a história por trás deste empresário de sucesso. É por isso que iremos dedicar o presente artigo para contar um pouco mais sobre sua jornada, bem como revelar para você quais foram os principais conselhos que Caito Maia deu para os presentes.

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Quem é Caito Maia?

Como criador da Chilli Beans, a visão de Caito Maia transformou a marca em uma gigante da moda em acessórios no Brasil – e no mundo. A história de Caito Maia e da Chilli Beans começou há 28 anos com uma ideia simples, porém revolucionária: criar uma marca de óculos autenticamente brasileira em um mercado saturado por gigantes internacionais.

A aposta de Caito em um design arrojado com preço acessível, somado à uma abordagem de marketing jovem e descolada provou ser não apenas inovadora, mas também sinônimo de sucesso. Sob sua liderança, a Chilli Beans expandiu de maneira astronômica e se tornou a maior empresa de óculos escuros da América Latina.

Com uma oferta diversificada que inclui óculos de sol, armações de grau e relógios, a marca abraça o conceito de fast fashion, lançando semanalmente novos modelos que capturam as últimas tendências globais. Sua presença internacional se estende por cidades como Las Vegas, Los Angeles, Lisboa e Bogotá.

Hoje, com mais de 1.200 lojas, sua expansão reflete não apenas o crescimento da marca, mas também a consolidação de um império dentro do setor de acessórios de moda.

Além disso, a participação de Caito Maia como um dos “tubarões” no programa Shark Tank Brasil evidencia seu papel de mentor e influenciador, onde compartilha suas experiências e insights sobre o mercado, bem como estratégias efetivas para empreendedores.

A trajetória de Caito Maia e o sucesso estrondoso da Chilli Beans são, portanto, mais que uma história de negócios bem-sucedidos – são um testemunho da capacidade de sonhar grande, desafiar expectativas e, acima de tudo, transformar um grande projeto em realidade.

Neste cenário, Caito Maia não é apenas um empresário; ele é um visionário que inspira uma nova geração de empreendedores a seguir seus passos.

O grande conselho de Caito Maia para os empreendedores

No evento exclusivo do Clube de Multiplicação Patrimonial, Caito Maia trouxe conselhos bastante valiosos para quem se interessa por empreendimentos e franquias.

Dentre eles, a de que não vale a pena cair em uma “briga de preço” com o cliente. Nas palavras de Caito, a primeira coisa para quem busca vender e se destacar é: crie um diferencial e conte a história do seu produto.

“Hoje, o meu desconto anual é de 2%, pois todo o produto que eu lanço tem uma história a ser contada com ele. Por isso, a última coisa que o cliente me pede é preço e parcela.”

Além disso, ao ser perguntado a respeito de franquias, mais precisamente sobre quais atributos considera fundamentais para que um franqueador consiga oferecer um sistema saudável como o da Chilli Beans, Caito responde:

“Primeiro: pergunte para o franqueador se ele consegue te colocar em contato com o franqueado dele. Se ele não conseguir oferecer cinco números de telefone, já indica que tem algo de errado. (…) Segundo: converse com o franqueado e entenda a realidade dele. Pergunte como está o estoque, por exemplo, essa é uma pergunta importantíssima.”

Na Chilli Beans, por exemplo, existe uma Inteligência Artificial que monta o pedido para o franqueado, para entender a realidade do negócio e evitar imprevistos com estoque – o que permite uma maior rentabilidade e leveza para o negócio.

Todas essas preocupações são genuínas e fazem de Caito Maia um empresário diferenciado. Há um relato, inclusive, que se destaca:

“Eu vendi 100% das minhas lojas. Hoje, nas mãos dos meus franqueados, elas faturam 30% mais. Mas a mensagem que eu quero trazer é: eu encontrei o meu lugar na cadeia. Eu não sou fabricante, eu não sou varejista. Eu sou gestor de marca, ponto.”

Essa grande sacada muito nos ensina, pois a partir do momento que você encontra quem é você dentro do ecossistema do seu negócio, seu objetivo fica claro. Ou seja, as chances de encontrar sucesso se tornam muito maiores.

Conheça o Clube de Multiplicação Patrimonial

Entrevistas como essa apenas são possíveis porque Caio Mesquita recebe, a cada duas semanas, personalidades importantes do universo de negócios e empreendedorismo.

Como próximo convidado do Clube de Multiplicação Patrimonial, Caio Mesquita receberá Pierre Schurmann, atual CEO da Nuvini, para compartilhar as principais tendências do universo de startups do Brasil.

Pierre Schurmann possui uma longa trajetória de empreendedorismo, uma vez que  co-fundou a Bossanova Investimentos, primeira firma de investimento em estágio Seed do país – e a liderou até se tornar a oitava mais ativa globalmente, realizando mais de 600 investimentos em startups B2B.

Além disso, esteve à frente das primeiras iniciativas de Venture Debt (SP Ventures) e fundo de investimento anjo no Brasil. Também é ex-CEO e co-fundador do Experience Club, o principal clube de networking B2B do Brasil, e da Conectis Experience Marketing, a primeira agência de marketing de experiência do país.

Se quiser saber em primeira mão assim que abrirem novas vagas para participar do Clube de Multiplicação Patrimonial, é só enviar uma mensagem neste número de Whatsapp da Empiricus.

empiricus@moneytimes.com.br