Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

O mercado de ações vive um milagre irracional

27/09/2019 - 20:56
Wall Street
“Permanecemos irracionalmente otimistas em 2019”, aponta o banco no documento (Imagem: REUTERS/Andrew Kelly)

O mundo está de ponta cabeça, mas os mercados de ações em todo o planeta parecem assumir um otimismo irracional e sem fundamentos na realidade, chama a atenção um relatório do Bank of America Merrill Lynch enviado a clientes nesta sexta-feira (27) e obtido pelo Money Times.

Os números: ações globais subiram 16,9%, commodities 12,1%, títulos corporativos 10,1%, títulos corporativos com grau de investimento 9,3%, títulos de governos 6,3% e dólar 3%.

“Permanecemos irracionalmente otimistas em 2019”, aponta o banco no documento.

Presidente dos Estados Unidos Donald Trump
Donald Trump protagoniza uma guerra comercial com a China e passa por um processo de impeachment (Imagem: Reuters/Leah Millis)

O Merrill Lynch lembra alguns pontos que corroboram a visão de que Wall Street está presenciando um milagre:

1 – Inversão da curva de juros

2 – Guerra comercial entre os EUA e a China

3 – Recessão na Alemanha

4 – Colapso na produção industrial chinesa

5 – Contração dos lucros em escala global

6 – Disparada dos preços do petróleo

7 – Brexit

8 – Abertura de processo de impeachment de Donald Trump

9 – Calote da Argentina

10 – Rebaixamento do rating da Ford

11 – Falência da Thomas Cook

“E ainda assim os ativos de risco estão perto dos níveis mais altos já atingidos e as ações nos EUA estão a caminho de terminar o ano com alta de 30%”, relata o Merrill Lynch.

“O S&P 500 alcançou seu maior ganho diário em duas semanas na quarta-feira, levando-o de volta ao seu recorde, com os investidores parecendo imperturbáveis ​​com a mais recente incerteza na frente comercial EUA-China, temores de desaceleração global e preocupações geopolíticas no Oriente Médio, à medida que as tensões entre os EUA, a Arábia Saudita e o Irã permanecem elevadas”, corrobora o colunista da Investing.com, Jesse Cohen.

Já para 2020 a visão do banco é “racionalmente pessimista”.

Indicador Bull & Bear do BofA ML

Fonte: BofA Merrill Lynch Global Investment Strategy

Por aqui, a sensação de que a Bolsa está descolada da realidade também existe. O Ibovespa acumula uma variação de quase 20% em 2019.

“Nunca o cenário foi tão favorável à entrada de recursos externos em nossa Bolsa. Os investidores internacionais estão pouco se lixando se Eduardo Bolsonaro será ou não o próximo embaixador do Brasil em Washington, se os ministros Lewandowski e Gilmar Mendes vão melar a Lava-Jato, se os deputados aprovaram a volta do caixa 2 nas campanhas eleitorais, se Lula será solto ou continuará em cana e se o Coaf vai perder seus poderes”, lembra Ivan Sant’Anna, autor das newsletters de investimentos Warm Up e Os Mercadores da Noite da Inversa Publicações.

O especialista destaca que “trilhões e mais trilhões estão dando sopa por aí” e é só assobiar da maneira correta que eles virão correndo e abanando o rabo.

Mercados Ibovespa 4
O Ibovespa já subiu aproximadamente 20% em 2019 (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Para José Castro, especialista em ações da Inversa Publicações, o principal índice da Bolsa brasileira está, de forma gradual, consolidando o movimento ascendente em busca do topo histórico (106.650).

“O momento continua positivo, porém correções naturais podem acontecer antes de atingir novos recordes”, pondera.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Gustavo Kahil - 27/09/2019 - 21:23

Cotações Crypto
Pela Web