O Melhor do Seu Dinheiro

O minério no sapato da bolsa: O que esperar das ações da Vale, cheque especial do Nubank, turbulências na CVC e outros destaques do dia

26 maio 2023, 8:15 - atualizado em 26 maio 2023, 8:17
Vale, ações, dividendos
As ações da Vale (VALE3) acumulam uma queda de mais de 25% em 2023. (Imagem: Bloomberg)

Caminhar com uma pedra no sapato é um desconforto tão grande que virou até uma expressão popular para representar um problema incômodo e chato de resolver.

No caso da bolsa brasileira, podemos dizer que o contratempo não é uma pedra, mas um minério — ou melhor, uma mineradora inteira.

Vejamos: desde as mínimas do ano, em março, o Ibovespa engata uma alta de mais de 12%. Parece bom, mas no acumulado do ano o principal índice de ações da B3 ainda está praticamente no zero a zero.

Uma das principais responsáveis por esse atoleiro do Ibovespa é a Vale. Na contramão do mercado e da arrancada recente da bolsa, as ações da mineradora acumulam uma queda de mais de 25% em 2023.

Como tudo relacionado à Vale envolve cifras gigantescas, estamos falando de uma perda de pouco mais de R$ 100 bilhões em valor de mercado.

Essa queda acaba atrapalhando o desempenho do Ibovespa como um todo por que as ações da mineradora possuem o maior peso do índice.

Não bastasse a perda de valor, os acionistas da Vale ainda tiveram de encarar um corte expressivo nos dividendos do primeiro trimestre.

Na reportagem especial de hoje do Seu Dinheiro, a repórter Ana Carolina Neira conta o que fez a Vale virar a pedra no sapato da bolsa. Além é claro do que esperar para as ações e os dividendos da companhia.

Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

MERCADOS HOJE
Bolsas internacionais tentam emplacar alta antes dos dados de inflação dos Estados Unidos, enquanto o Ibovespa espera pela entrevista de Haddad.
 Os debates envolvendo o aumento do teto da dívida norte-americana ainda pressionam os índices. 

CRÉDITO OU CRÉDITO?
Novo cheque especial? Nubank começa a oferecer limite adicional no cartão de crédito para clientes fazerem Pix. 
Valor adicional entrará na fatura do cartão roxinho e pode ser pago em até 12 vezes.

MELHORA ECONÔMICA?
Selic ainda não baixou, mas o novo arcabouço fiscal já reduziu os juros de mercado, diz Campos Neto.
 Dentro do tema das expectativas, o presidente do Banco Central afirma que a possibilidade de alteração na meta de inflação ainda precisa ser resolvida.

SEXTOU COM O RUY
Na bolsa, evite histórias com fortes emoções, como a CVC (CVCB3); o tédio é o melhor amigo dos investimentos.
 Reestruturações bem sucedidas são exceção; casos cheios de reviravoltas podem trazer muita dor de cabeça ao investidor.

Aquele abraço e um ótimo fim de semana!

seudinheiro@moneytimes.com.br