Comprar ou vender?

O movimento que adiciona mais risco para Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3)

08 jun 2022, 10:00 - atualizado em 09 jun 2022, 15:09
Magazine Luiza
A ação do Magazine Luiza foi o destaque de baixa do Ibovespa em maio. (Imagem: Money Times/ Gustavo Kahil)

A XP Investimentos disse nesta terça-feira (7) ver mais risco para o cenário competitivo em que Magazine Luiza (MGLU3), Via (VIIA3) e Americanas (AMER3) atuam, após a Amazon (AMZO34) anunciar a expansão no Brasil de três programas logísticos.

A companhia norte-americana também informou o lançamento de um programa que busca atrair mais vendedores para sua plataforma de marketplace.

“A notícia é negativa para as empresas de e-commerce brasileiras, uma vez que indica um aumento da competição de um player altamente capitalizado e consolidado no setor globalmente”, disse a XP.

A corretora segue com recomendação neutra para Magazine Luiza, Via e Americanas, segundo relatório assinado por Danniela Eiger e equipe.

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Impacto sobre MGLU3 VIAA3 e AMER3

Os anúncios feitos pela Amazon – e que adicionam cautela para MGLU3 VIAA3 AMER3 – foram os seguintes, conforme lembra a XP:

  • Lançamento do Indique e Ganhe, um programa que paga vendedores que indicam novos vendedores para venderem na plataforma de marketplace da Amazon (o incentivo pode chegar até R$ 200 por indicação/cadastro), além de também contar com um incentivo de até R$100 para o novo vendedor começar a vender;
  • Expansão do FBA (Fullfilment by Amazon) para o Paraná e Rio de Janeiro, vs. antes restrito apenas a São Paulo. Nesse programa, a Amazon é responsável pelo armazenamento e distribuição dos produtos do vendedor.
  • Ampliação do DBA (Delivery by Amazon) para mais de 1 mil cidades e 10 estados, vs. antes restrito também apenas a São Paulo. Aqui, parceiros logísticos da Amazon retiram os produtos em endereços indicados a um custo mais baixo do que se fosse feito pelo próprio vendedor.
  • Ampliação do programa de Vendas Internacionais para vendedores que atendem os critérios de elegibilidade dos EUA, vs. antes apenas para uma base restrita de vendedores. Nesse programa, o vendedor conta com o apoio da infraestrutura logística da Amazon nos EUA, além de apoio na divulgação e ferramentas de venda.

Os anúncios são feitos em um momento de forte pressão sobre os papéis de Magazine Luiza, Via e Americanas. A perspectiva de alta de juros e inflação leva os investidores a uma previsão de vendas mais fracas.

Em relatório, a Ativa Investimentos lembrou que a exposição da empresa a bens duráveis em um cenário de desaceleração econômica e com o poder de compra do consumidor brasileiro limitado vem prejudicando os resultados do segmento 1P e das lojas físicas das varejistas.

A ação do Magazine Luiza, aliás, foi o destaque de baixa do Ibovespa em maio. Os papéis do varejista acumularam uma desvalorização de 23,77% no mês – os dados consideram o período de 30 de abril a 31 de maio de 2022.

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Disclaimer

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Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
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