Economia

‘O mundo está cheio de incertezas e precisa de integração’, diz Ilan Goldfajn, presidente do BID

13 maio 2025, 11:37 - atualizado em 13 maio 2025, 11:37
Ilan Goldfajn
‘O mundo está cheio de incertezas e precisa de integração’, diz Ilan Goldfajn (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, defendeu o fortalecimento das instituições e a integração regional como caminhos essenciais para o futuro da América Latina Durante o Brazil Investment Forum, promovido pelo LIDE nesta terça-feira (13) em Nova York, nos EUA.

O também ex-presidente do Banco Central do Brasil afirmou que a região precisa agir rapidamente para aproveitar as oportunidades oferecidas pelo atual cenário global.

Integração como resposta às incertezas

“Não é coincidência estarmos aqui com bandeiras dos Estados Unidos, do Brasil e de várias instituições reunidas. Estamos aqui para falar de integração”, afirmou Goldfajn.

Segundo o presidente do BID, a América Latina e o Caribe representam um mercado com US$ 6,6 trilhões e uma população de 660 milhões de pessoas.

“É uma escala muito atraente. É uma região que pode resolver problemas globais como a segurança alimentar e a transição energética, mas que tem um problema, ainda é pouco integrada”, disse.

Ilan Goldfajn citou que apenas 15% do comércio da região ocorre entre os próprios países — muito abaixo dos níveis observados em outros lugares, de 50%, 60%.

Para ele, a região não pode esperar pela “integração perfeita” nem depender da retomada das cadeias globais como antes. “A perfeição é inimiga do bom. E, nesse caso, o bom é a integração que já podemos construir agora”, afirmou.

Importância do setor privado

Ilan Goldfajn também destacou que o crescimento sustentado na América Latina sempre contou com a presença do setor privado.

“O setor público cria as condições, mas é o privado que investe. É assim que ocorrem os saltos de crescimento de renda”, afirmou.

Ele ressaltou ainda que instituições sólidas são fundamentais para garantir estabilidade, previsibilidade e resultados concretos.

“A integração regional e a institucionalidade caminham juntas, e funcionam. O BID é um símbolo disso”, concluiu.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Jornalista formado pela Universidade Nove de Julho, com MBA em Planejamento Financeiro e Análise de Investimentos. Com passagens pela redação da TV Band, UOL, Suno Notícias e Agência Mural. Também foi líder de conteúdo no time do “Economista Sincero”. Atualmente é repórter no Money Times.
igor.grecco@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Nove de Julho, com MBA em Planejamento Financeiro e Análise de Investimentos. Com passagens pela redação da TV Band, UOL, Suno Notícias e Agência Mural. Também foi líder de conteúdo no time do “Economista Sincero”. Atualmente é repórter no Money Times.
Em quais ações investir neste mês?

Veja a carteira recomendada da Empiricus Research, BTG Pactual e outras corretoras e casas de análise do mercado

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar