Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

O pior da queda do Ibovespa hoje: o fundo do poço pode ser mais embaixo

Márcio Juliboni
15/01/2021 - 12:58
Ibovespa Ações Mercados B3SA3
O chão é o limite: ao furar o piso de 121 mil pontos, Ibovespa pode engatar queda ainda maior (Imagem: B3/Divulgação)

Depois uma sequências de recordes de pontuação nos últimos dias, o Ibovespa parece em queda livre nesta sexta-feira (15), pressionado pelo agravamento da segunda onda do coronavírus e pelas dúvidas do mercado sobre o pacote de Joe Biden para socorrer a economia americana.

Às 12h21, o principal índice da B3 (B3SA3) derretia 2,5% e marcava 120.395 pontos. Trata-se do menor nível desde6 de janeiro, quando fechou em 119.100 pontos.

A grande dúvida do mercado, porém, é se o Ibovespa já bateu no fundo do poço ou se ainda pode cair mais. As respostas mais à mão são fornecidas pelos analistas técnicos ou grafistas. A má notícia é que as projeções são preocupantes.

Ponto sem volta

A  XP Investimentos e o Banco Safra estabelecem um suporte de 121 mil pontos para o Ibovespa. Isso significa que, para seus analistas técnicos, esse é o ponto a partir do qual movimentos de baixa perderiam força e o índice retomaria sua trajetória ascendente.

Se esse suporte for perdido, a tendência de baixa é fortalecida. E é justamente o que se vê nesta sexta-feira – o Ibovespa operou abaixo desse patamar durante toda a manhã.

Para a XP Investimentos, ao furar o piso de 121 mil pontos, o Ibovespa pode cair até os 119 mil pontos, no melhor cenário, ou continuar até os 116.750 pontos. Já o Safra projeta uma queda até os 118.800 pontos.

A Ágora Investimentos, por sua vez, defende que o ponto de suporte do Ibovespa ainda não foi rompido, já que é de 119.500 pontos. O problema, contudo, é que, abaixo dele, a queda projetada pela gestora é muito mais intensa, parando em 113 mil ou até 106 mil pontos.

As próximas horas (e dias) dirão quem tem razão.

 

Última atualização por Márcio Juliboni - 15/01/2021 - 13:18

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web