Privatizações

O que acontece com a Sabesp (SBSP3) agora? Entenda

07 dez 2023, 12:59 - atualizado em 07 dez 2023, 12:59
Sabesp
Entenda os próximos passos da Sabesp. (Imagem: Renan Dantas/ Money Times)

Nesta quarta-feira (06), a Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) aprovou o texto-base da privatização da Sabesp (SBSP3).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para ser aprovado,  o Projeto de Lei 1.501/23 precisava de, no mínimo, 48 votos dos 94 parlamentares. A votação teve 62 votos favoráveis e 01 contra.

“A aprovação do processo de desestatização da Sabesp representa um grande avanço para o estado de São Paulo. Ele ajudará a construir um legado de universalização do saneamento, de despoluição de mananciais, de aumento da disponibilidade hídrica e de saúde para todos”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

O texto, que agora segue para sanção do Executivo, prevê:

  • A autorização da desestatização da Sabesp por meio de uma oferta pública de ações;
  • O compromisso com a universalização do saneamento básico até 2029, a inclusão das pessoas que vivem em áreas rurais e comunidades pobres, e a redução da tarifa;
  • A criação do Fundo de Apoio à Universalização do Saneamento no Estado de São Paulo (FAUSP), para viabilizar a redução de tarifa;
  • A definição do poder de veto para o Governo de SP para mudança de nome, sede, atividade social e o limite de votos para acionistas.

CONHEÇA A SMALL CAP PARA ‘SURFAR’ NO RALI DE NATAL: Analista revela ação atrativa para investidores aproveitarem o otimismo dos mercados no fim do ano; saiba qual é a empresa no Giro do Mercado desta quinta-feira (7), é só clicar aqui:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agora, o que acontece com a Sabesp?

Após a aprovação, a Sabesp indica que a desestatização deve ocorrer no primeiro semestre de 2024. Ainda, aponta que os próximos passos são:

  1. A definição de novo modelo regulatório
  2. Aprovação final pelos municípios da adesão à URAE (especialmente no legislativo da cidade de São Paulo)
  3. Regras de governança da Sabesp privatizada
  4. Formato da oferta no mercado secundário de capitais

O governo deverá realizar reuniões com os 375 municípios atendidos pela Sabesp, para que seja definida a situação de cada contrato. Nessas reuniões, é previsto um período de consulta e de audiências públicas.

Além disso, o governo também precisará indicar o quanto será diluída sua participação na empresa, assim como quanto planeja arrecadar e a precificação da operação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
laura.santos@moneytimes.com.br
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar