O que é a bazuca comercial, arma que a Europa ameaça utilizar contra Donald Trump pela Groenlândia
A disputa pela Groenlândia segue esquentando. No último sábado (17), Donald Trump anunciou que, a partir de fevereiro, países europeus que se opõem à ideia de que a ilha passe para o controle dos EUA sofrerão com uma sobretaxa de 10% — caso o cenário não mude até junho, vai para 25%. E a Europa já prepara uma resposta ao presidente norte-americano: usar uma bazuca.
Não se trata do armamento que dispara mísseis utilizado por tropas em guerra, mas de uma ferramenta com poder igualmente destruidor, porém com impacto econômico.
O que é a bazuca comercial europeia?
Chamada de bazuca comercial, a ativação do instrumento anticoerção econômica da União Europeia foi solicitada pelo presidente francês, Emmanual Macron, durante reunião de emergência ocorrida no domingo (18).
Essa ferramenta autoriza uma série de medidas retaliatórias, como:
- Imposição de tarifas comerciais mais altas
- Exigência de licenças para importação ou exportação
- Restrições ao comércio de serviços
- Limitações ao acesso de investimento estrangeiro direto
- Restrições à participação em licitações públicas
Ou seja, caso o pedido francês seja aprovado, a UE poderá não só impor tarifas adicionais às importações dos EUA, como também impedir que companhias norte-americanas comprem ações de empresas de qualquer um dos seus 27 Estados-Membros.
Além disso, o bloco também considerará impor 93 bilhões de euros em tarifas retaliatórias previamente anunciadas contra os Estados Unidos, adiadas quando uma trégua foi acordada em julho do ano passado, informa a agência de notícias Reuters.
Faca de dois gumes
Criada em 2023, o tiro dessa “bazuca” comercial pode também causar danos aos europeus.
Isso porque aumenta da tensão entre os EUA e o bloco pode colocar em xeque acordos comerciais implementados no último verão europeu, mas que ainda não foram assinados.
Para Manfred Weber, do Parlamento Europeu, por exemplo, o acordo comercial deve ficar para outro momento.
The EPP is in favour of the EU–U.S. trade deal, but given Donald Trump’s threats regarding Greenland, approval is not possible at this stage. The 0% tariffs on U.S. products must be put on hold. #EuropeanUnity
— Manfred Weber (@ManfredWeber) January 17, 2026