Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

O que está mexendo com os mercados? Veja as principais notícias desta tarde

21/01/2021 - 12:53
Mercados Ações Gráfico
Veja as principais notícias do dia (Imagem: Reuters/Tony Gentile)

1. Ibovespa: ações de mineração e siderurgia endossam melhora, mas quadro fiscal ainda preocupa

Ibovespa buscava se sustentar no azul nesta quinta-feira, após duas quedas seguidas, apoiado particularmente nos papéis do setor de mineração e siderurgia, com CSN em destaque em meio a expectativas relacionadas ao IPO de sua unidade de mineração.

Às 10:43, o Ibovespa caia 0,96%, a 118.350,94 pontos. O volume financeiro era de 3,2 bilhões de reais.

A trajetória positiva dos futuros acionários norte-americanos e das bolsas na Europa corroboravam a tentativa de melhora no pregão brasileiro, embora persista o desconforto com ruídos fiscais e políticos.

Na véspera, o Banco Central manteve a Selic em 2% ao ano como esperado, mas retirou de seu comunicado o “forward guidance” (orientação futura) adotado em agosto.

Com o forward guidance, o BC se comprometia a não elevar o juro até que expectativas de inflação se aproximassem das metas no horizonte considerado relevante para a política monetária (até 2022) e o governo mantivesse seu regime fiscal.

“A percepção de risco fiscal continua presente, em meio à indefinição do calendário de vacinação contra a Covid-19, o que pode pressionar o governo a estender o auxílio emergencial”, observou a equipe da XP Investimentos em nota a clientes.

2. Pedidos de seguro-desemprego nos EUA têm queda moderada na semana passada

O número de norte-americanos que deram entrada em novos pedidos de seguro-desemprego diminuiu modestamente na semana passada, enquanto a pandemia de Covid-19 se espalhava pelo país, aumentando o risco de um segundo mês consecutivo de perda de empregos.

Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego totalizaram 900 mil, em dado ajustado sazonalmente, na semana encerrada em 16 de janeiro, contra 926 mil na semana anterior, informou o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira.

Economistas ouvidos pela Reuters previam 910 mil pedidos na última semana.

As infecções descontroladas por coronavírus estão interrompendo operações em empresascomo restaurantes, academias e outros estabelecimentos nos quais multidões tendem a se reunir, reduzindo as horas de muitos trabalhadores e empurrando outros para fora do mercado de trabalho.

Os consumidores também estão ficando em casa, levando a um enfraquecimento da demanda. A Covid-19 infectou mais de 24 milhões de pessoas no EUA, com o número de mortos ultrapassando 400 mil desde o início da pandemia no país.

Parte da elevação nos pedidos de auxílio-desemprego reflete pessoas que se inscreveram novamente para receber benefícios após a recente renovação, até 14 de março, pelo governo de um complemento de 300 dólares em renda para desempregados, como parte da mais recente medida de alívio à pandemia

3. Banco Central Europeu mantém política monetária mas alerta para aumento de infecções

Banco Central Europeu alertou nesta quinta-feira que o novo salto nas infecções por Covid-19 apresentam riscos à recuperação da zona do euro e reafirmou sua promessa de manter os custos de empréstimos baixos para ajudar a economia durante a pandemia.

Tendo ampliado em dezembro o intenso programa de compra de títulos até o próximo ano, as autoridades do BCE deixaram a política monetária inalterada nesta quinta-feira, dispostas a deixar que os governos assumam a tarefa de sustentar a economia da zona do euro até que a atividade empresarial normal possa ser retomada.

Mas eles alertaram sobre uma nova alta nas infecções e para as restrições à atividade econômica, dizendo que estão preparadas para fornecer ainda mais suporte à economia se necessário.

“O renovado aumento nas infecções por coronavírus e as medidas restritivas e prolongadas de contenção adotadas em muitos países da zona do euro estão afetando a atividade econômica, disse a presidente do BCE, Christine Lagarde.

Novos lockdowns, um início lento da vacinação nos 19 países que usam o euro e a força do euro vão aumentar os obstáculos para os exportadores, desafiando as projeções do BCE de recuperação robusta a partir do segundo trimestre.

4. Brasil já está produzindo Sputnik V, produção será aumentada em fevereiro

A fabricante brasileira da vacina russa Sputnik V já está produzindo doses, disse o chefe do Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) nesta quinta-feira, acrescentando que a produção será elevada em fevereiro.

O chefe do RDIF, Kirill Dmitriev, disse esperar que a questão envolvendo a aprovação da Sputnik V no Brasil seja resolvida nas próximas semanas.

5. Governo Biden classifica sanções da China a funcionários de Trump de “improdutivas e cínicas”

A decisão da China de punir ex-funcionários do governo Trump foi “improdutiva e cínica”, disse a porta-voz do Conselho Nacional de Segurança do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na quarta-feira, exortando norte-americanos dos dois partidos a repudiarem a ação.

Aproximadamente no momento em que Biden tomava posse, também na quarta-feira, a China anunciou sanções contra o “mentiroso e trapaceiro” secretário de Estado de saída, Mike Pompeo, e 27 outras autoridades de alto escalão do ex-presidente Donald Trump, um repúdio agressivo de sua relação com Washington sob o comando de Trump.

O Ministério das Relações Exteriores chinês disse que Pompeo e os outros “planejaram, promoveram e executaram” medidas que interferiram com seus assuntos internos.

A chancelaria proibiu a entrada dos ex-funcionários e de familiares imediatos na China e restringiu os negócios de empresas relacionadas a eles no país.

“Impor estas sanções no Dia da Posse, aparentemente, é uma tentativa de atiçar as divisões partidárias”, disse a porta-voz do Conselho Nacional de Segurança de Biden, Emily Horne, em um comunicado à Reuters.

“Americanos dos dois partidos deveriam criticar esta medida improdutiva e cínica. O presidente Biden espera trabalhar com líderes dos dois partidos para posicionar a América de forma a superar a China”, disse Horne.

Última atualização por Vitória Fernandes - 21/01/2021 - 12:53

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web