Coluna do Market Makers

O que faz uma empresa atingir a excelência?

30 ago 2023, 16:24 - atualizado em 30 ago 2023, 16:24

Buscar a excelência, por definição, é não contentar-se apenas com o bom.

Porém, do aprimoramento pessoal até a administração de negócios e carreiras, é mais fácil contentar-se com um nível aceitável (bom) em vez de lutar pela excelência.

Por isso, a grande maioria das pessoas e empresas demonstra excelência em poucos ou mesmo nenhum aspecto.

Para entender os motivos disso no meio empresarial, Jim Collins, autor de Good to Great, realizou um estudo buscando os fatores que levam certas empresas a superarem a mediocridade e alcançarem uma grandeza sustentada ao longo do tempo.

Ao longo de 15 anos, Collins e sua equipe analisaram os dados financeiros de várias empresas, identificando aquelas que tiveram desempenho inferior ou iguais a um desempenho médio, seguido por 15 anos de retornos três vezes acima do benchmark.

As descobertas revelaram um padrão que Collins denominou de “De bom a excelente”. O estudo mostrou que algumas empresas conseguiram fazer essa transição justamente por priorizarem a busca pela excelência, em vez de se contentarem com resultados medíocres.

Para tentar explicar o que diferencia as empresas que continuam boas daquelas que atingem a excelência, Collins se inspirou no ensaio “O Porco-espinho e a Raposa” do filósofo Isaiah Berlin, que categoriza as pessoas em dois grupos: aquelas que se assemelham à raposa, que sabe muitas coisas, e as que se assemelham ao porco-espinho, que sabe muito bem uma coisa.

As raposas parecem vencedoras e acham que são inteligentes. Elas perseguem muitos fins simultaneamente, nunca integrando o seu pensamento numa visão unificadora.

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