Empresas

O que o Mercado Livre (MELI34) tem a ganhar com o Assaí (ASAI3), segundo o Santander

13 fev 2026, 17:10 - atualizado em 13 fev 2026, 17:10
mercado livre
(Imagem: Divulgação/Mercado Livre)

O Mercardo Livre (MELI34) ganhou um novo fator estrutural positivo com a parceria estabelecida com o Assaí (ASAI3), vê o Santander. A varejista de alimentos anunciou que começará a oferecer uma seleção de itens não perecíveis na plataforma da gigante do e-commerce.  Com isso, o Assaí passa a usufruir dos serviços logísticos do Meli.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As operações têm início previsto no Sudeste para o segundo trimestre deste ano, seguida por uma expansão gradual pelo país ao longo de 2026.

Além da parceria na plataforma, o Assaí contratou o Mercado Livre para gerenciar a logística de suprimentos de suas lojas, fortalecendo a relação comercial entre as companhias.

“Vemos a parceria como um fator estrutural positivo para o Meli, pois acreditamos que ela reforçará a escala do ecossistema da empresa, amplificará os efeitos da rede logística e ampliará sua vantagem competitiva de longo prazo, sustentando, em última análise, o crescimento contínuo do volume bruto de mercadorias e a resiliência das margens”, dizem os analistas.

Na visão do banco, a integração mais profunda com um grande nome do varejo tradicional também representa um avanço na estratégia plurianual do Mercado Livre de migração do offline para o online.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mercado Livre + Assaí = ganha-ganha?

A expectativa do Santander é de que os preços competitivos do Assaí impulsionem o tráfego e acelerem a entrada do Meli no segmento de supermercados e, dessa maneira, contribuirão para o aumento do volume bruto de mercadorias (GMV) e aumento na frequência de compras.

“Embora acreditemos que o acordo comercial seja mais competitivo do que a média (implicando alguma pressão sobre a taxa de comissão), também acreditamos que o valor mínimo de R$ 199 para frete grátis deve ajudar a preservar a rentabilidade por unidade e limitar a diluição da margem”, diz o banco.

Na visão dos analistas, a parceria com a Assaí pode levar a uma maior escala, aumentando a alavancagem operacional, além de custos unitários mais baixos e melhoria dos níveis de serviço, elevando ainda mais as barreiras de entrada para concorrentes que não possuem capacidade logística comparável

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas, com foco em varejo e setor aéreo.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas, com foco em varejo e setor aéreo.
Linkedin
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar