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O sonho de Eike: o que 30% da área do Brasil com supercana representaria?

11 out 2025, 12:00 - atualizado em 10 out 2025, 18:34
cana-de-açúcar supercana eike batista
(iStock.com/Jolkesky)

O ex-bilionário Eike Batista espera que em 20 anos ao menos 30% da área do Brasil plantada com cana convencional seja substituída com a sua supercana, como você viu aqui no Money Times

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O projeto com a nova planta promete produzir duas a três vezes mais etanol por hectare e de 10 a 12 vezes mais biomassa que a cana convencional.

Diferente do milho, que enfrenta uma forte expansão na sua indústria de etanol, a produtividade dos canaviais brasileiros encara um cenário de estagnação nos últimos 15 anos. 

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Com isso, surge a dúvida: quanto o Brasil produziria de cana-de-açúcar caso esse cenário se concretizasse?  

De acordo com Marcelo Di Bonifácio, analista de açúcar e etanol da StoneX, considerando 70% da área do Brasil com a cana convencional, com uma produtividade que atualmente gira em torno de 70 a 90 TCH (toneladas por hectare), e os outros 30% com supercana, e produtividade prometida em 180 TCH, isso representaria 900 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.

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O número é quase 200 milhões de toneladas a mais que o recorde do Brasil na safra 2023/2024, quando o Brasil produziu pouco mais de 700 milhões de toneladas.

Ambicioso, mas irreal

Bonifácio explica que apesar de expressivo, o cenário é irreal no curto prazo, pensando nas condições atuais do mercado.

“Isso é irreal por alguns motivos. Geraria uma sobreoferta de cana, que o setor não tem capacidade de moer. Se tivéssemos capacidade, ainda assim geraria uma sobreoferta dos produtos. Pensando no horizonte de 20 anos eu acho que seria possível apenas se o Brasil contar com novos investimentos em indústrias para moer essa cana e caso haja aumento surpreendentemente grande da demanda pelo etanol”.

Batista, do outro lado, reforçou que quer plantas desenhadas para rodar a supercana e disse que o Brasil teria um boom na parte industrial, impulsionado pela produção do maquinário necessário.

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O que precisa mudar? 

Para que o cenário seja alcançado, são necessários expressivos desenvolvimentos tecnológicos e um aumento expressivo no consumo de etanol. Bonifácio pondera que hoje existem questões que impedem esses avanços.

“Temos um ciclo limitado no longo prazo, entrada de carros elétricos entrando no mercado e um mercado de SAF (Combustível Sustentável de Aviação) ainda embrionário e que ainda parece uma aposta. Talvez o SAF vingue após 2030 ou 2035”.

Outros fatores positivos para o projeto seria um menor estímulo do governo para o consumo da gasolina e o avanço de outros combustíveis alternativos, como o uso do etanol para combustível marítimo.

“No longo prazo, não há estímulo para aumento da produção de cana. O etanol de milho está dominando o mercado e o consumo de açúcar tem suas limitações ao redor do mundo. É difícil pensar em fatores, mesmo para daqui 20 anos, que justificam um aumento da demanda para 900 milhões de toneladas”.

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Repórter
Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como repórter no Money Times desde março de 2023. Antes disso, trabalhou por pouco mais de 3 anos no Canal Rural, onde atuou como editor do Rural Notícias, programa de TV diário dedicado à cobertura do agronegócio. Por lá, também participou da produção e reportagem do Projeto Soja Brasil e do Agro em Campo. Em 2024 e 2025, ficou entre os 100 jornalistas + Admirados da Imprensa do Agronegócio.
pasquale.salvo@moneytimes.com.br
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Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como repórter no Money Times desde março de 2023. Antes disso, trabalhou por pouco mais de 3 anos no Canal Rural, onde atuou como editor do Rural Notícias, programa de TV diário dedicado à cobertura do agronegócio. Por lá, também participou da produção e reportagem do Projeto Soja Brasil e do Agro em Campo. Em 2024 e 2025, ficou entre os 100 jornalistas + Admirados da Imprensa do Agronegócio.
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