Internacional

‘O tempo acabou’: países na dianteira da crise climática fazem alerta na ONU

23 set 2022, 18:39 - atualizado em 23 set 2022, 18:39
Nikenike Vurobaravu
No Paquistão, enchentes devastadoras neste mês atingiram grandes áreas do país, matando mais de 1.500 pessoas e causando danos estimados em 30 bilhões de dólares (Imagem: REUTERS/Caitlin Ochs)

Durante a reunião anual de líderes mundiais na Assembleia-Geral da ONU nesta semana, o país insular de baixa altitude Vanuatu intensificou o alerta para fazer com que o mundo se concentre no combate ao aquecimento global, pedindo um tratado de não proliferação de combustíveis fósseis.

“O tempo acabou – a ação é necessária agora”, disse o presidente de Vanuatu, Nikenike Vurobaravu, à Assembleia-Geral da ONU na sexta-feira.

O tratado visaria reduzir a produção de carvão, petróleo e gás para limitar o aumento das temperaturas aos 1,5 graus Celsius acordados globalmente.

O pacto também “permitiria uma transição global justa para todos os trabalhadores, comunidades e nações dependentes de combustíveis fósseis”, disse o líder do país cujo saldo em carbono é negativo.

O painel de ciências climáticas da ONU – o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) – alertou que as emissões globais estão a caminho de ultrapassar o limite de aquecimento de 1,5°C para atingir cerca de 3,2°C até o final do século.

Vanuatu também pediu à Corte Internacional de Justiça que emitisse um parecer sobre o direito de ser protegido dos impactos adversos das mudanças climáticas, um movimento que Vurobaravu disse “não é uma bala de prata para aumentar a ação climática, mas apenas uma ferramenta para nos levar mais perto do objetivo final de um planeta seguro para a humanidade.”

No Paquistão, enchentes devastadoras neste mês atingiram grandes áreas do país, matando mais de 1.500 pessoas e causando danos estimados em 30 bilhões de dólares.

O primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, perguntou aos líderes mundiais por que seu povo estava pagando o preço do aquecimento global.

“O Paquistão nunca viu um exemplo mais gritante e devastador do impacto do aquecimento global. A vida no Paquistão mudou para sempre”, disse Sharif à Assembleia Geral. “A natureza desencadeou sua fúria no Paquistão, sem olhar… para nossa pegada de carbono.”

Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais…Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar