Política

Ocidente tem que garantir que conflito na Ucrânia não se espalhe, diz chanceler alemão

24 fev 2022, 15:02 - atualizado em 24 fev 2022, 15:02
Scholz também disse que o presidente russo, Vladimir Putin, sozinho, e não o povo russo, assumiu a responsabilidade pelo ataque à Ucrânia, mas ele “não vencerá”(Imagem: Michael Kappeler/Pool via REUTERS)

O Ocidente empregará todos os recursos disponíveis para garantir que o conflito na Ucrânia não se espalhe para outros países da Europa, disse o chanceler alemão, Olaf Scholz, em um discurso televisionado para a nação nesta quinta-feira.

“Putin não deve subestimar a determinação da Otan de defender todos os seus membros. Isto se aplica expressamente aos nossos parceiros da Otan nos Estados Bálticos, Polônia e Romênia, Bulgária e Eslováquia. Não há ‘se’ ou ‘mas'”, disse o chanceler.

Scholz também disse que o presidente russo, Vladimir Putin, sozinho, e não o povo russo, assumiu a responsabilidade pelo ataque à Ucrânia, mas ele “não vencerá”.

“Com o ataque à Ucrânia, o presidente Putin quer voltar atrás no tempo. Mas não há como voltar atrás no século 19, quando grandes potências dominavam os líderes dos Estados menores”, disse Scholz.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.