Investimentos

Olha o golpe! Metade das pessoas cairiam em ofertas falsas de investimento, diz CVM

22 mar 2023, 18:08 - atualizado em 22 mar 2023, 18:08
CVM
CVM e Anbima mostram que metade das pessoas cairiam em um golpe de investimento (Imagem: Reprodução/CVM)

Um experimento feito pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) mostrou que quase metade das pessoas cairiam em um golpe de investimento.

Em uma ação educativa, as duas entidades criaram um site de uma empresa fictícia que simulava a oferta de fundos de ações com garantia lucros altos.

O site recebeu 885 mil visitas nos quatro meses em que ficou no ar, entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023. Desse total, 48,8% clicaram em links que indicavam a intenção de investir nos produtos.

Ao fazer isso, os visitantes eram levados a uma página educativa, alertando sobre o risco que correram e orientando sobre ciladas e formas de prevenção.

Para Andréa Coelho, chefe da Divisão de Educação Financeira da CVM, é importante destacar que investir envolve riscos, como aspectos políticos e econômicos, mas também fraudes financeiras, que, felizmente, podem ser evitadas pelo investidor.

“É fundamental sempre estar atento aos sinais: desconfie de promessas de rendimentos altos, cuidado com supostos especialistas em fóruns de internet e redes sociais, cuidado com ofertas na internet de fontes desconhecidas e verifique sempre o ofertante”, disse Coelho.

“A iniciativa com a Anbima mostrou na prática que o risco existe e que a atenção e o cuidado são primordiais para não cair no golpe”, completou.

  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Marcelo Billi, superintendente de Educação da Anbima, destacou que a primeira linha de defesa é sempre buscar informações isentas sobre produtos financeiros e cultivar um ceticismo saudável.

“Quando nos deparamos com ofertas que parecem ser muito boas para serem verdade. Geralmente não são mesmo”, disse.

A divulgação do resultado do experimento vai acontecer no próximo domingo (26), na Global Money Week, campanha mundial de conscientização sobre a importância da educação financeira.

Confira as dicas da CVM e Anbima para não cair em golpes

Promessas de lucros altos

Sempre desconfie de promessas financeiras milagrosas com ganhos gigantes em curto prazo.

Informações distorcidas ou insuficientes

Pouca informação sobre a empresa ofertante, o produto, o serviço, o suposto negócio ou o investimento é sinônimo de cilada. Fique de olhos bem abertos e atento ao CNPJ das empresas, procurando informações sobre a sua atuação no mercado.

Ofertas com alto senso de urgência

A insistência para que você feche um negócio e não perca a suposta oportunidade pode indicar um golpe. Investimentos realmente bons não precisam procurar desesperadamente por investidores.

Repórter
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.