Investimentos

Olha o golpe! Metade das pessoas cairiam em ofertas falsas de investimento, diz CVM

22 mar 2023, 18:08 - atualizado em 22 mar 2023, 18:08
CVM
CVM e Anbima mostram que metade das pessoas cairiam em um golpe de investimento (Imagem: Reprodução/CVM)

Um experimento feito pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) mostrou que quase metade das pessoas cairiam em um golpe de investimento.

Em uma ação educativa, as duas entidades criaram um site de uma empresa fictícia que simulava a oferta de fundos de ações com garantia lucros altos.

O site recebeu 885 mil visitas nos quatro meses em que ficou no ar, entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023. Desse total, 48,8% clicaram em links que indicavam a intenção de investir nos produtos.

Ao fazer isso, os visitantes eram levados a uma página educativa, alertando sobre o risco que correram e orientando sobre ciladas e formas de prevenção.

Para Andréa Coelho, chefe da Divisão de Educação Financeira da CVM, é importante destacar que investir envolve riscos, como aspectos políticos e econômicos, mas também fraudes financeiras, que, felizmente, podem ser evitadas pelo investidor.

“É fundamental sempre estar atento aos sinais: desconfie de promessas de rendimentos altos, cuidado com supostos especialistas em fóruns de internet e redes sociais, cuidado com ofertas na internet de fontes desconhecidas e verifique sempre o ofertante”, disse Coelho.

“A iniciativa com a Anbima mostrou na prática que o risco existe e que a atenção e o cuidado são primordiais para não cair no golpe”, completou.

  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Marcelo Billi, superintendente de Educação da Anbima, destacou que a primeira linha de defesa é sempre buscar informações isentas sobre produtos financeiros e cultivar um ceticismo saudável.

“Quando nos deparamos com ofertas que parecem ser muito boas para serem verdade. Geralmente não são mesmo”, disse.

A divulgação do resultado do experimento vai acontecer no próximo domingo (26), na Global Money Week, campanha mundial de conscientização sobre a importância da educação financeira.

Confira as dicas da CVM e Anbima para não cair em golpes

Promessas de lucros altos

Sempre desconfie de promessas financeiras milagrosas com ganhos gigantes em curto prazo.

Informações distorcidas ou insuficientes

Pouca informação sobre a empresa ofertante, o produto, o serviço, o suposto negócio ou o investimento é sinônimo de cilada. Fique de olhos bem abertos e atento ao CNPJ das empresas, procurando informações sobre a sua atuação no mercado.

Ofertas com alto senso de urgência

A insistência para que você feche um negócio e não perca a suposta oportunidade pode indicar um golpe. Investimentos realmente bons não precisam procurar desesperadamente por investidores.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
zeca.ferreira@moneytimes.com.br
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar