Oncoclínicas (ONCO3) conclui venda de hospital em Uberlândia
A Oncoclínicas (ONCO3) concluiu a venda da totalidade de sua participação no Complexo Hospitalar Uberlândia S.A. (UMC), correspondente a 84% do capital social da operação, de acordo com fato relevante desta quinta-feira (5).
Segundo a companhia, a transação faz parte de um conjunto de iniciativas estratégicas adotadas nos últimos meses, voltadas à descontinuação de operações consideradas “non-core”, disciplina operacional, melhoria da estrutura de capital, aumento da rentabilidade e otimização do posicionamento estratégico.
A empresa surgiu há cerca de 15 anos com tratamentos oncológicos como core do negócio. No entanto, após o IPO em 2021, a companhia expandiu o foco, saindo do modelo baseado em clínicas de diagnóstico e tratamentos como radioterapia e quimioterapia para atuar também na parte de alta complexidade do tratamento oncológico.
A estratégia, contudo, não trouxe os resultados esperados. Nos últimos anos, a Oncoclínicas passou a enfrentar aumento da alavancagem e elevado consumo de caixa, o que levou a empresa a rever sua atuação e acelerar o processo de venda de ativos considerados fora do foco principal.
Na véspera, a empresa anunciou que seu Conselho de Administração aprovou a eleição de Camille Loyo Faria para o cargo de vice-presidente executiva da companhia.