Onda de calor: Conheça lugares para fugir das altas temperaturas do verão sem sair do Brasil
Marina Sena disse: “Ai que delícia o verão”. No entanto, muitos brasileiros não compartilham essa opinião.
Nesta semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para onda de calor em quatro estados do Brasil. Um deles, o Rio de Janeiro, registrou máximas de até 40°C.
Para quem procura por destinos que proporcionam um clima mais ameno, mesmo no verão do Brasil, temos uma boa notícia. Com indicações do Ministério de Turismo, separamos 6 lugares para escapar as altas temperaturas de verão.
Confira abaixo a lista completa.
Petrópolis (Rio de Janeiro)

Clima fresco, um grande patrimônio histórico e a proximidade com o Rio de Janeiro são as características que fazem a “Cidade Imperial” ser um ótimo destino para turistas.
O Museu Imperial, a casa de Santos Dumont e a catedral de São Pedro de Alcântara são alguns dos destaques dos pontos turísticos que Petrópolis oferece.
Monte Verde (Minas Gerais)

Além de fugir do verão, Monte Verde permite que casais e famílias que desejam relaxar encontrem seu destino ideal.
O distrito oferece trilhas, uma excelente gastronomia e a vista panorâmica do local em um mirante próximo ao aeroporto.
Serra do Rio do Rastro (Santa Catarina)

Conhecida por ser uma das estradas cênicas mais famosas do Brasil, com curvas impressionantes e uma beleza única, a Serra do Rio Rastro é um dos lugares mais frios do Brasil durante todo o ano.
A região conta com passeios para todos os públicos. Para quem busca relaxar, há chalés aconchegantes e diversas vinícolas para conhecer e degustar os vinhos locais.
Já os aventureiros, podem aproveitar os mirantes encantadores ou desbravar a natureza do local através de suas trilhas.
Gramado e Canela (Rio Grande do Sul)

Localizadas na Serra Gaúcha, Gramado e Canela são conhecidas por terem uma beleza natural, arquitetura de estilo europeu e uma vasta gama de atrações.
As opções vão desde trilhas ecológicas, escalada e rafting até passear por jardins e degustar os tradicionais chocolates artesanais e vinhos.
Curitiba (Paraná)

Não é novidade que a capital do Paraná é conhecida por seu clima gelado e pelo Jardim Botânico. Além dele, Curitiba possui outros pontos turísticos, como o Museu Oscar Niemeyer, também conhecido como “Museu do Olho”, a Ópera de Arame, a Pedreira Paulo Leminski e o Parque Barigui.
Campos do Jordão (São Paulo)

Talvez um dos destinos mais clássicos para quem busca fugir do verão, afinal, a cidade é conhecida por ser a “Suíça Brasileira”.
Localizada na Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão é a cidade mais alta do Brasil. Seu centro administrativo fica a 1.628 metros de altitude. A localidade bucólica possui diversos passeios, como o teleférico que atravessa o centro e o Palácio da Boa Vista.