BusinessTimes

Onda global de IPOs começa a lembrar bolha da Internet em 1999

11 dez 2020, 13:35 - atualizado em 11 dez 2020, 13:35
O desempenho depois disso no final dos anos 1990 foi ainda mais forte. Se os IPOs seguissem o mesmo padrão agora, ainda registrariam um grande salto, para depois enfrentar uma queda acentuada (Imagem: Pixabay)

O desempenho das ofertas públicas iniciais tem sido muito positivo ultimamente, trazendo à mente os excessos da bolha de Internet no final da década de 1990.

As ações da fabricante de brinquedos chinesa Pop Mart International subiram 112% na estreia na sexta-feira, depois que a plataforma de aluguel de temporada Airbnb fechou 113% acima do preço do IPO em Nova York.

A JD Health International subiu 56% no primeiro dia de negociações na terça-feira, enquanto os papéis da DoorDash dispararam 86% na quarta-feira.

O índice FTSE Renaissance Global IPO, que acompanha o desempenho de ofertas no mundo todo, acumula alta de 82% neste ano, em comparação com o ganho de 12% do índice de ações all-country da MSCI. Comparar o período atual com a bolha da Internet é difícil, porque o indicador Renaissance IPO só foi lançado em 2009, e um índice da Bloomberg da época do boom das pontocom foi extinto em 2017.

Mas existem algumas semelhanças bastante claras entre o índice da Bloomberg e o S&P 500 em 1998-99 e o indicador Renaissance agora, destacou Cameron Crise, estrategista macro da Bloomberg.

O desempenho depois disso no final dos anos 1990 foi ainda mais forte. Se os IPOs seguissem o mesmo padrão agora, ainda registrariam um grande salto, para depois enfrentar uma queda acentuada.

“A movimentação em torno desses nomes é definitivamente uma preocupação para nós”, disse Matt Maley, estrategista da Miller Tabak + Co., em referência aos IPOs dos EUA.

Segundo Maley, o movimento de quinta-feira “no mercado de IPOs provavelmente nos diz que veremos uma correção significativa em algum ponto nos próximos seis a nove meses, não necessariamente nos próximos dias/semanas.”

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.