O Melhor do Seu Dinheiro

Onde isso vai parar? Ciclo de corte da Selic, balanços do 1T24, Vale no desastre em Mariana e julgamento de Trump; confira essas e outras notícias do dia

08 maio 2024, 8:29 - atualizado em 08 maio 2024, 8:29
ipca, inflação, ipca-15, copom, selic, banco central
(Imagem: Getty Images)

Quando o atual ciclo de corte de juros começou, em agosto do ano passado, o Banco Central (BC) estava sob intensas críticas. A Selic encontrava-se em 13,75% ao ano. Governo, varejistas, industriais e as mais variadas pessoas físicas e jurídicas faziam fila para reclamar da autoridade monetária, inclusive o presidente Lula. O alvo preferencial era Roberto Campos Neto, o chefe do BC.

Era quase um consenso que o Banco Central estava exagerando na cautela e no caldo de galinha. Nos meses que se seguiram, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC promoveu seis cortes consecutivos, todos de 50 pontos-base. Isso levou a taxa Selic a 10,75%. Ainda é alto, muito alto, embora esteja abaixo da média dos últimos 20 anos, de pouco mais de 11%.

Agora, porém, o ciclo de alívio monetário parece estar se aproximando de um limite. Há questões externas, como o nível persistentemente elevado dos juros nos Estados Unidos, e internas, como o cenário fiscal e agora a catástrofe climática no Sul do País. Na pesquisa Focus, a expectativa quanto ao nível terminal do ciclo vem sendo ajustada gradualmente para cima.

Diante disso, os investidores estão na expectativa em relação ao próximo passo do Copom. Uma parte do mercado acredita que os diretores do BC promoverão mais um corte de 50 pontos-base, levando a Selic a 10,25% ao ano. Outra parte acha que o Copom será mais cauteloso e reduzirá o ritmo, levando os juros a 10,50%.

Essa segunda opção tem o potencial de tirar o apetite por risco dos investidores, mas só amanhã. Isso porque a decisão será conhecida somente no início da noite, depois do fechamento da bolsa.

Para além do resultado da reunião em si, os investidores estarão de olho no comunicado do Copom.

Mas os movimentos do mercado nesta quarta-feira não devem se restringir a isso. Além de uma saraivada de balanços, serão divulgados hoje os dados das vendas no varejo brasileiro em março (9h) e da balança comercial de abril (15h).

Para saber onde isso vai parar e como seus investimentos serão afetados, acompanhe a cobertura de mercados do Seu Dinheiro.

O que você precisa saber hoje

PRÉVIA DAS VAREJISTAS
Vem mais pressão pela frente? Saiba o que esperar dos balanços da Casas Bahia (BHIA3) e Magazine Luiza (MGLU3) no 1T24.
 Para a XP Investimentos, o primeiro trimestre de 2024 deve marcar mais um período fraco para o setor de varejo — mas uma das brasileiras pode se destacar positivamente.

‘FEIRÃO’ DE FIIS
O fundo imobiliário favorito do mês está com desconto na B3 e abre oportunidade de compra; confira as recomendações de dez corretoras.
 No último mês, as mudanças no cenário macroeconômico global e brasileiro — incluindo a alta dos juros futuros e ruídos fiscais — criaram um verdadeiro “feirão” entre os FIIs negociados na bolsa de valores.

PAPEL ESTÁ BARATO?
Vamos (VAMO3) coloca o “pé na estrada” e dispara 12% na B3 após balanço.
 O lucro líquido consolidado da Vamos subiu 8,2% no primeiro trimestre de 2024 em relação ao mesmo período do ano anterior, para R$ 183 milhões. É hora de comprar as ações?

O RELÓGIO ESTÁ CORRENDO
Justiça bate na porta: AGU quer que Vale (VALE3), Samarco e BHP paguem R$ 79,6 bilhões por desastre de Mariana em até 15 dias — dividendos estão ameaçados de confisco.
 Caso as mineradoras descumpram a determinação, a Justiça pode bloquear ativos financeiros, bens imóveis, a distribuição de lucros e dividendos a acionistas e pode penhorar 5% do faturamento.

ELA FINALMENTE FALOU
“Odeio Trump”, diz Stormy Daniels: o depoimento da pivô do caso que pode levar Trump à prisão.
 A estrela pornô testemunhou sobre a relação com o ex-presidente norte-americano e disse que quer que ele seja preso se for condenado no julgamento criminal.

Uma excelente quarta-feira para você!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.