Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Apagão atingiu 22,5% do Sistema e pode ter sido causado em Belo Monte

21/03/2018 - 16:57

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) informou que o apagão de hoje, iniciado às 15h48 e com forte impacto nas regiões Norte e Nordeste, causou o desligamento de cerca de 18.000 MW, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN (Sistema Interligado Nacional) naquele momento.

“Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW”, explica o órgão em nota. Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste.

A Energisa (ENGI11), que opera nos estados de Minas Gerais, Sergipe, Paraíba, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo e Paraná, disse em um comunicado oficial que “um problema técnico na Usina de Belo Monte [Pará] interrompeu o fornecimento de energia para o Norte, Nordeste e parte do Sudoeste”. A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) disse que também está investigando a origem da falta de energia.

Segundo a nota do ONS, às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. “As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso. As causas de desligamento estão sendo investigadas”, conclui o ONS.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre:

Última atualização por Gustavo Kahil - 21/03/2018 - 17:36